Litoral do Paraná unido em torno de uma nova estrada para a região
(PREFEITURA DE PARANAGUÁ)
Uma nova estrada para o Litoral. Este foi o assunto do encontro de prefeitos e lideranças do Litoral com deputados federais do Paraná que aconteceu em Paranaguá. O prefeito Marcelo Roque promoveu o debate.
Na oportunidade foram discutidos assuntos relacionados a um novo traçado para a BR 277 e diferente do lote já incluído na nova concessão de pedágio.
“Estamos buscando essa união em prol da melhoria”, destacou o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque aos deputados Toninho Wandscher e Tião Medeiros que participaram do encontro no Litoral.
Para o líder da bancada na Câmara Federal, deputado Toninho Wandscher, o porto precisa de uma nova estrada. “É necessário pensar no escoamento da safra que cresce a cada ano e no fluxo dos produtos importados e exportados pelo Porto de Paranaguá. A nova estrada é importantíssima”, destacou.
E o deputado Tião Medeiros também lembrou de outro aspecto forte do Litoral que é o turismo. “Trata-se de um assunto estratégico para o Litoral que tem seu grande potencial turístico. Vamos tratar com o Ministério dos Transportes e levar este desafio”, disse.
Histórico
A proposta para uma nova estrada surgiu com requerimento apresentado pelo vereador Luizinho Maranhão e aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de Paranaguá.
“Queremos uma estada ambientalmente sustentável e um projeto viável para nossa cidade e para o Litoral. É urgente a necessidade de alternativas de acesso ao Litoral Paranaense e sabemos que o valor arrecado pelo Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) está em torno de R$ 6 bilhões referente ao período de 2014 a 2022”, explicou o vereador em requerimento e durante o evento realizado no Teatro Rachel Costa.
Também acompanharam este encontro o diretor do Porto de Paranaguá André Pioli. Segundo ele, o modal rodoviário é o mais utilizado por todo o sistema portuário e por isso o assunto é importante e necessário.
O prefeito de Morretes, Sebastião Brindarolli Júnior, também participou do encontro e assim como o presidente do Legislativo de Paranaguá, Fábio Santos e o coordenador do Litoral, Arnaldo Maranhão concordam que a cidade precisa estar preparada para o futuro e que a união das lideranças contribui para a busca de soluções viáveis.