Loanda abre as torneiras para um grande espetáculo, a Expo Loanda

Maior pólo de fabricação de torneiras do Paraná e um dos mais importantes do país, Loanda comemora no dia 27 de novembro 64 anos de emancipação, cuja data de instalação ocorreu no dia 27 de novembro de 1995. O município foi emancipado de Paranavaí e Mandaguari. E desde 1956 é sede de Comarca.

Loanda tem 3 grandes atrações: fica a 25 km do rio Paraná, a 30 km do rio Ivaí e a 40 km do rio Paranapanema. Quer pescar? As opções são gigantescas ali e em toda a região, incluindo as barrancas do Mato Grosso do Sul. Estão na moda as pescas esportivas, isto é, pega-se o peixe, mas devolve-se aos rios, à natureza. Pode-se fiscar um tucunaré, pacu, piapara, pintado, barbado, traira, piranha, piau de 3 pintas…

A grande atração entre os dias 28 de novembro a 1 de dezembro será a Expo Loanda, a ter lugar no Parque de Exposições. Grandes rodeios profissionais, músicas, gastronomia, parque de diversões e grandes shows estão programados. Artistas que estarão se apresentando: Luan Santana, Hugo & Guilherme, Lauana Prado.  

História

Texto da Prefeitura

A cidade de Loanda teve seus fundamentos lançados em outubro de 1952, pela Empresa Colonizadora Norte do Paraná, que, dada a fertilidade da terra,não encontrou dificuldade na venda dos lotes e das datas. OS primeiros habitantes foram Duarte Celestino de Oliveira, Antonio Locchetti, João Tavares de Souza e Moyses de Souza, que, com as respectivas famílias, ali se estabeleceram. A Povoação cresceu rapidamente e a cultura do café dominou a região, transformando a Cidade num importante centro populacional. O topônimo, resultado de um concurso promovido pelos primeiros moradores e pelos membros da Companhia Imobiliária fundadora da Povoação, foi Loanda, igual ao da capital de Angola, na África.

 Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Loanda, pela lei nº 13, de 05-08-1953, subordinado ao município de Mandaguari. Elevado á categoria de município com a denominação de Loanda, pela lei estadual nº 253, de 26-11-1954, desmembrado dos municípios de Paranavaí e Mandaguari. Sede no atual distrito de Loanda (ex-povoado). Constituído de 3 distritos: Loanda, Porto São José e Porto Rico, os dois primeiros  desmembrados do município de Paranavaí o terceiro desmembrado do município de Mandaguari. Instalado em 27-11-1955.  Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Loanda, Porto Rico e Porto São José. Pela lei estadual nº 4738, de 05-07-1963, desmembra do município de Loanda o distrito de Porto Rico. Elevado à categoria de município. Pela lei estadual nº 4788, de 29-11-1963, o distrito de Porto São José foi transferido do município de Loanda, para constituir o novo município de São Pedro do Paraná (ex-São Pedro). Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Atrações

Já falamos dos rios que passam próximos de Loanda, da Expo Loanda,das fábricas de torneiras (vale a pena vir fazer essas compras na cidade, se você pensa em construir ou revender). Mas Loanda tem muito mais atrações. Por exemplo: a Estação de Lazer Decolores, com gastronomia a base de peixes e pratos rurais, hospedagem, lazer e descanso. No ambiente rural chique, tem piscinas, toboáguas, pescaria, trilhas, cavalos, pequenos animais para as crianças, chalés, restaurante, tirolesa, pesque-pague. Fica no Km 2 da PR-218, sentido Santa Isabel do Ivaí.

Tem também a Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida.Com arquitetura barroco-brasileira e iluminação com referência gótica, a igreja construída em 1964, foi inspirada nas muralhas do Castelo de Ávila, na Espanha. Com a imagem do chapéu de cardeais da Igreja Católica, aquele corte inclinado, foi criado o conjunto de cilindros como os órgãos de igreja.

Tem ainda o Centro Social Esportivo Madre Teresa de Calcutá, com pista para corrida de kart e atividades poliesportivas.

Tem mais: o Cine Teatro Guanabara, centro cultural, artístico e social.

Quer mais? Tem a Praça da República, ponto de encontro com uma variedade de lanchonetes e bares.

Mais ainda? Tem o prato típico, que é a galinha com abacaxi – uma delícia, o abacaxi produzido no município.

Queda do avião

Está fazendo este ano 50 anos que um avião da Vasp caiu no aeroporto de Loanda. Foi em 1969, mas, felizmente, não houve vítimas (só o avião).

Produção

Segundo o Ipardes, Loanda produz cana-de-açucar em 6.233 hectares, 3.326 de mandioca, 230 de milho, 215 de milho, 140 de laranjas. Na fruticultura, destaques também para o coco da baia (10 hectares), abacaxi (15 hectares) e melancia (10 hectares). As criações mais importantes, pela ordem, são aves, bovinos, ovinos e suínos. O leite tem uma produção excepcional.

O parque industrial destaca-se pelo grande número de fábricas de torneiras, que transformam o município em “Capital das torneiras do Paraná”. São 75 fábricas, além de outras 10 em cidades circunvizinhas. São gerados no setor mais de 5 mil empregos diretos e 2.500 indiretos. A produção diária é de cerca de 85.000 torneiras, além de outros produtos relacionados, como duchas, metais sanitários, acessórios, papeleiras, registros de pressão.      

Mas a gente loandense é empreendedora e outras indústrias produzem uma variada linha de produtos, como madeiras, móveis, barcos, lanchas, amidos, tapiocas, etc.

Prefeito, vice, vereadores

O prefeito atual é João Nicolau dos Santos (Sargento Santos) e o vice, Mariza Kayoko Hattori. São vereadores: Walter José Valezzi, Bruno Antonelo Peres, Irineu José Carvalho dos Santos, Pedro Diego Teodoro de Oliveira, Jandira de Fátima L. Santos, Francisco Carlos Jacomel, Isaias de Paula Lopes, Edmar Roberto Gerosa e Arthur de Oliveira Guedes.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.