Londrina E.C. 65 anos

(Victor Grein Neto)

Em 1956 e 1957 meu pai foi gerente do Banco de Curitiba em Rolândia. Torcedor fanático do C.R. Vasco da Gama (e do Coritiba F.C.) e foi assistir Vasco X Nacional, partida amistosa interestadual que mexeu com toda a região do Norte do Paraná no dia 21 de março de 1956.

Eu tinha 10 anos de idade e não fui junto. Mas me lembro de papai se orgulhando de uma grande foto do time vascaíno autografada por atletas como Ademir Menezes, Orlando, Pinga, Vavá, Parodi, Coronel.

O resultado da partida foi 2 x 1 para o Vasco.

O que eu nunca poderia imaginar era que, com o entusiasmo em torno do amistoso, Rolândia iria motivar a criação de um time profissional em Londrina. Afinal, se na conhecida – até então – “Rainha do Café” poderia ter um clube, por que não naquela que já era conhecida como “Capital Mundial do Café”? E poucos dias depois, no dia 5 de abril de 1956, o Londrina era fundado.

Neste dia 5 de abril de 2021 o Londrina E.C. comemora 65 anos de existência. São muitas histórias, vitórias (e derrotas). Nesse tempo, foi campeão brasileiro da série B em 1989 (era Taça de Prata), da Primeira Liga do Brasil em 2017, 4 vezes campeão paranaense, 4º lugar no campeonato brasileiro, série A, em 1977. 

E eu, Victor Grein Neto, além de torcedor, muito me orgulho de ter dado o apelido de “Tubarão” ao alvi-celeste. Foi numa matéria publicada no jornal “O Estado do Paraná” (do qual era representante no Norte do Paraná) no dia 18 de janeiro de 1976, com o título “Londrina E.C., o “Tubarão 76”.

Tinha visto o filme, tinha lido o livro… e coloquei numa das legendas: “O Londrina, com muitos cobras, promete “engolir” tudo o que vier pela frente”.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.