Londrina ganha novo viaduto entre as avenidas Rio Branco e Leste-Oeste

(PREFEITURA DE LONDRINA)
A Prefeitura de Londrina entregou uma obra da maior importância: o novo viaduto entre as avenidas Rio Branco e Leste-Oeste. Jayter Cortez, que dá nome à grande obra, foi pioneiro de Londrina, onde atuou como procurador do Município por 25 anos.
As obras não se limitaram à implantação do túnel, que possui 84 metros de extensão, também incluíram ampliações e melhorias das vias. Dentre elas, houve reconstrução e recape de toda a Avenida Rio Branco, com extensão de 1.100 metros, mais um trecho de 800 metros da Leste-Oeste.
Um dos principais ganhos que essa obra proporciona, principalmente aos condutores que circulam nessa área movimentada da cidade, é a redução do tempo no trânsito. No trecho compreendido entre as avenidas Tiradentes e Leste-Oeste, a Avenida Rio Branco foi ampliada e ganhou mais uma pista, viabilizando que uma das suas três faixas passe a ser exclusiva para o transporte coletivo.
A rotatória, que agora fica sobre o túnel, também passou a ter três faixas. E os veículos que transitam pela avenida Leste-Oeste e vão permanecer nessa via não terão mais que circular por essa rotatória, que antes da obra tinha semáforos para controle do tráfego e ainda assim gerava longas filas nos horários de pico. Essa mudança não só diminui o fluxo de veículos na rotatória, como também otimiza o tempo de trajeto para quem permanece na Leste-Oeste.
Outra melhoria que a obra do viaduto proporcionou impacta diretamente na captação de água das chuvas. Houve reforço do sistema de drenagem das avenidas Rio Branco e Leste-Oeste, por meio de instalação de galeria pluviais com 1,20 metros de diâmetro. Essa tubulação foi colocada desde a Avenida Brasília e se conecta à drenagem da Avenida Winston Churchill.
Para beneficiar os usuários do transporte coletivo, os dois pontos para parada de ônibus na Avenida Rio Branco ganharam reforço com piso de concreto, protegendo o asfalto do impacto dos veículos ao longo do tempo. Mesmo quem prefere utilizar as bicicletas vai se beneficiar com essa obra, já que uma nova ciclovia foi implementada nos canteiros centrais das duas avenidas, a Rio Branco e a Leste-Oeste. As ciclovias contam com a devida sinalização e margem de segurança, atendendo aos ciclistas e pedestres.
O prefeito Marcelo Belinati comemorou a entrega do viaduto. “Particularmente, estou muito feliz, pois esta obra é motivo de orgulho e alegria, e muito aguardada pela população há, pelo menos, 30 anos. Aqui fica um dos pontos de maior fluxo de veículos da cidade de Londrina, aproximadamente 20 mil veículos passam, por hora, em horário de pico, e este local liga extremos da cidade, como as regiões leste/oeste e região norte/central. É uma obra muito esperada, gigantesca, que vai desafogar o trânsito e trazer mais segurança, conforto e comodidade, e coloca Londrina no patamar das grandes cidades”, enfatizou.
Ao todo, a construção demandou investimentos na ordem de R$ 33,5 milhões, valores já atualizados, e a empresa responsável pelas obras é a TCE Engenharia. Mesmo com a liberação do tráfego, algumas intervenções prosseguem em execução nessa reta final da obra, pois não impactam na utilização das vias e do túnel. Entre elas, a sinalização viária e iluminação pública, inicialmente previstas no contrato da Prefeitura com a TCE, mas que foram removidas do documento e estão sendo executadas, respectivamente, pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e Londrina Iluminação.
A instalação das luminárias em LED tem sido realizada pela Londrina Iluminação. A companhia londrinense já colocou 40 luminárias de LED (postes de sete metros de altura) nas entradas e saídas da passagem subterrânea, e vai instalar mais 42 projetores de luz especiais, também em LED, no interior do túnel.
Contratada por meio de licitação exclusiva para a pintura do viaduto, a empresa Airless Pinturas BC já iniciou as atividades no início de junho. A conclusão da pintura deve ocorrer na próxima semana, e compreende, ao todo, uma área de 15.390,38m².