Londrina recebe primeira Caminhada Internacional na Natureza no dia 25 de junho

Londrina recebe primeira Caminhada Internacional na Natureza no dia 25 de junho
Diversos produtos rurais são comercializados na Vila da Nata, localizada na região do Limoeiro. Foto: Emerson Dias/NCom

(PREFEITURA DE LONDRINA – Ulisses Sawczuk)

No dia 25 de junho, um domingo, será realizado em Londrina pela primeira vez o evento “Caminhada Internacional na Natureza: Caminhos do Limoeiro”. Aberta a pessoas de todas as idades, a atividade consiste em um percurso de 12 km pela região da Estrada do Limoeiro (zona rural), com início e término na Capela Santo Antônio.

A caminhada começará às 8h, e a previsão é que seja concluída às 12h30. A inscrição é gratuita. Os interessados devem acessar o site https://londrina.caminhadas.info/ ou http://idrparana.pr.gov.br/, sendo que as inscrições podem ser feitas até 23 de junho.

Durante o evento, também será oferecido um café da manhã com produtos típicos da região, que terá início às 7h e cujos convites podem ser adquiridos a R$ 22. Além disso, após a caminhada será servido um almoço rural com costela fogo de chão e porco no tacho, com convites a R$ 50. Quem quiser participar das refeições pode fazer sua reserva efetuando o pagamento através do QR Code disponível no banner de divulgação da atividade.

A “Caminhada Internacional na Natureza: Caminhos do Limoeiro” é organizada pelo projeto Caminhos do Limoeiro, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR). Tem apoio da Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e das secretarias municipais do Ambiente e de Agricultura e Abastecimento.

De acordo com a diretora de Turismo da Codel, Márcia Tanisawa, o objetivo do evento é fortalecer o turismo rural e proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer de perto a vida no campo. “Quem for à caminhada poderá interagir com agricultores locais, participar de atividades agrícolas e degustar produtos frescos diretamente das plantações. Nossa cidade é conhecida por sua produção agrícola e rural, e a valorização do campo e da agricultura familiar promove o desenvolvimento econômico sustentável, e gera renda e emprego para a comunidade da região. Além disso, é uma chance de conhecer um pouco mais da cultura rural, que faz parte de nossas raízes”, destacou.

A coordenadora do Caminhos do Limoeiro, Deise Lima e Silva, explicou que o projeto realiza diversas outras ações, como pedaladas, caminhadas, cavalgadas e festas juninas. Segundo Deise, essa é a primeira edição da Caminhada Internacional na Natureza – projeto desenvolvido pelo IDR –, a ser realizada em Londrina.

“O percurso vai passar por áreas de natureza e por diversas propriedades da região. Vamos mostrar a produção da comunidade para os participantes, e no ponto de concentração haverá uma feira de produtos com alimentos, artesanato e hortifruti, incluindo geleias, pães e embutidos, entre outros itens. É uma forma de promover o desenvolvimento econômico e social da região, e de mostrar aos produtores que eles têm mercado e podem comercializar seus itens em outros locais. Esperamos que as pessoas venham com bastante vontade, alegria e disposição, pois é um circuito bonito e uma área habitada por uma comunidade muito acolhedora”, disse.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.