Londrina retoma produção de massa asfáltica
(PREFEITURA DE LONDRINA _ Dayane Albuquerque)
A Usina de Asfalto da Prefeitura de Londrina retomou a produção de massa asfáltica desde o último sábado (23). A medida foi possível devido ao reestabelecimento do fornecimento de energia elétrica após a troca do antigo transformador, permitindo que a equipe da Gerência de Pavimentação da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) realizasse o aquecimento do Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP), desde a última quinta-feira (21), a fim de retomar a produção do CBUQ (concreto asfáltico usinado a quente).
O retorno de seu funcionamento normal ocorreu com a compra do novo transformador, que custou cerca de R$ 30 mil. “A retomada da usina é muito importante, pois estávamos com o serviço de tapa-buracos praticamente parado, desde o dia 28 de março. Na semana passada conseguimos retomar o serviço com a compra de massa terceirizada e agora voltamos com a produção da usina, onde é feita a massa com a granulometria adequada para realizar o tapa-buracos. Hoje voltamos com a produção normal, com três equipes”, destacou o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, em entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (25), na sede da usina. A usina ficou sem produção de massa asfáltica desde o dia 28 de março, quando o transformador de energia foi desligado devido a vazamento de óleo.
A Usina de Asfalto produz cerca de 20 toneladas de CBUQ por dia e a sua capacidade de produção é de 300 toneladas/dia. Neste momento, a produção do local está totalmente voltada para o serviço de tapa-buracos, trabalho importante para garantir a segurança dos condutores e pedestres. “O tapa-buracos é um serviço paliativo, mas necessário. Até a próxima semana nós devemos recuperar o cronograma do serviço de tapa-buracos e, partir daí, teremos uma folga para fazer pequenos serviços de recape, com a nossa equipe, na cidade. Hoje, o serviço de recape está sendo feito por meio de uma empresa terceirizada que fornece a própria massa”, informou o secretário.
Operação Tapa-Buracos – Nesta segunda-feira (25), a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), está realizando os serviços de tapa-buracos em ruas e avenidas, nas regiões sul, oeste, centro e leste, com execução nos períodos da manhã e tarde, já com o CBUQ fornecido pela Usina de Asfalto.
A recuperação dos pontos deteriorados está sendo feita por três equipes de pavimentação próprias da SMOP.
Na região sul, os operários trabalham na rodovia Mábio Gonçalves Palhano; nas ruas Alcides Zaninelli e Fernando Monteiro Furtado no Guanabara; José Roberto Buck (União da Vitória); avenida Europa; ruas Napoles e Coimbra (jardim Piza); na rua Bélgica e na Miguel Chaves Gouveia; além de tapar buracos na avenida Ayrton Senna. Uma equipe continua corrigindo trechos na Estrada da Cegonha.
Na região oeste, estão sendo atendidas as ruas Foz do Iguaçu, Deputado Fernando Ferrari, General Tasso Fragoso e Deputado Nilson Ribas, todas no jardim Presidente; as avenidas Presidente Castelo Branco e Aniceto Espiga no Parque Universidade; e na região central, a rua Humaitá, no Quebec. Na região leste, valeta sendo corrigida na rua Nelson Brunelli, no conjunto Alexandre Urbanas.
Recape – Segundo o secretário Verçosa, o município tem grandes projetos de recape em andamento, com financiamento do Paranacidade, os quais devem ser licitados nos próximos dias. “Temos alguns financiamentos em andamento, recentemente demos a ordem de serviço para fazer o recape na Avenida Luigi Amorese, nas ruas Brasil e Uruguai e na Tremembes. Também estamos com outros contratos, no mesmo financiamento, em fase de licitação, que atenderá a Avenida Dez de Dezembro e outras vias importantes da cidade. Temos, ainda, um outro projeto de recape, que atenderá diversas regiões, incluindo os bairros Maria Celina, Marajoara, Ouro Verde, Alto da Boa Vista, Conjunto Habitacional Hilda Mandarino e Jardim Imagawa, entre outros locais. Será um grande investimento feito no recape da cidade”, enfatizou o secretário de Obras de Londrina.