Londrinense representará o Brasil no Mundial de Profissões na China
(PREFEITURA DE LONDRINA – Dayane Albuquerque)
O aluno do Senai Londrina, Thiago Rocha de Araújo, que vai representar o Brasil no maior evento de profissões técnicas do mundo, a WorldSkills International, programado para acontecer em outubro, em Shanghai, na China, visitou a Prefeitura. Ele foi recebido pelo vice-prefeito, João Mendonça, e pelo secretário Municipal de Governo, Alex Canziani.
Araújo disputou, na semana de 1º a 4 de fevereiro, uma vaga na modalidade Computação em Nuvem, competindo com os estados de São Paulo, Santa Catarina e Bahia, e sagrou-se campeão nacional, garantindo a vaga para o mundial. O jovem vai representar o Senai, Londrina, o Paraná e o Brasil.
Thiago Rocha de Araújo tem apenas 19 anos e é formado em Técnico em Informática pelo Senai Londrina. Ele trabalha como Engenheiro DevOps/Analista de Sistemas em uma fintech americana e mora no bairro Maria Cecília, zona norte de Londrina. “Estou muito feliz e grato em participar deste mundial, pois é muito gratificante poder representar o país, a cidade, o estado e o Senai em um mundial. Quando olho para trás vejo que todo meu esforço e dedicação, vejo que valeu a pena. A expectativa é muito grande, já intensifiquei o estudo e treinamento para poder representar o nosso país muito bem lá fora”, apontou.
Ele explicou que a computação em nuvem, sua modalidade, visa melhorar o desempenho de aplicação de tecnologias. “Dentro da nuvem temos um sistema muito mais escalável, disponível e mais barato do que um sistema de redes e de servidores locais. Assim, é possível entregar muito mais, para os clientes, gastando menos. Também possibilita excelência operacional, segurança, padrões de qualidade da indústria, disponibilidade, entre outros ganhos”, contou.
O gerente regional de Educação e Negócios do Senai Londrina, Victor Cunha, enfatizou disse que o campeonato nacional recém conquistado por Araújo já é motivo de muito orgulho. “Esta é uma das diversas evidências de que as unidades do Senai de Londrina, do norte do Estado e do Paraná como um todo, possibilitam formação de mão de obra qualificada, transformam a vida das pessoas, por meio da educação, e contribuem com a formação de mão de obra para a indústria do nosso estado. Conseguimos transformar a vida do Thiago e das pessoas próximas a ele e, com isso, também conseguimos influenciar outras pessoas e mostrar, para a população, que o acesso à tecnologia da informação e comunicação é possível. O que precisa mesmo é de garra, coragem e dedicação para entrar neste mercado, como aconteceu com o Thiago, que estudou em escola pública e não tinha conhecimento nenhum na área”, afirmou.
O vice-prefeito, João Mendonça, agradeceu a presença de Araújo, da equipe do Senai e das outras autoridades presentes, e disse que é uma alegria poder conhecer de perto a história do jovem promissor. “É um orgulho para nós, enquanto Londrinenses, ver este jovem representando nosso município, o Estado, o país e o Senai, em um evento desta magnitude. Além disso, ele inspira outros jovens a seguir o caminho do conhecimento, mostrando que é possível”, salientou.
O secretário municipal de Governo, Alex Canziani, lembrou que já teve o privilégio de participar de três WorldSkills, onde os grandes países do mundo participam e se empenham muito para ganhar. “O Brasil sempre teve uma grande posição neste campeonato, inclusive já fomos campeão mundial. E, agora, ter um londrinense nesta competição, com grandes chances de ser o melhor do mundo, é um grande orgulho para nós. Mais do que isso, é um exemplo para que possamos estimular outros jovens”, destacou.
Gabriel de Oliveira Galdino, técnico de Ensino do Senai e professor de Thiago Rocha de Araújo, expôs que é muito gratificante ver as conquistas deste jovem, que hoje está no topo do país representando o Senai. “Lembro do início da trajetória dele, quando ele começou do zero. Ele não tinha nenhum conhecimento na área, nós entramos com o conhecimento técnico e hoje ele está colhendo os frutos de todo este esforço. A nossa expectativa é enorme, pois ele vai representar o Brasil na etapa mundial e tenho certeza de que ele conseguirá fazer um trabalho excelente lá, por todo o desempenho que ele já vem tendo”, frisou