Luiz Alves promove festival de cachaça e gastronomia
Conhecida popularmente como o Paraíso Verde do Vale, a cidade de Luiz Alves está nos preparativos finais para o início do Segundo Circuito Gastronômico de Luiz Alves. Referência por sua beleza natural, e pela produção de cachaça e de banana, o município agora passa a ampliar os horizontes e compartilhar a riqueza cultural da região a partir da culinária inspirada nos seus colonizadores. Com o tema Sabores da Colonização, a cidade do Vale do Itajaí contará com 10 estabelecimentos oferecendo pratos inspirados em oito etnias, desenvolvidos exclusivamente para o evento, promovido pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. De 18 de junho a 7 de julho, os visitantes poderão experienciar o melhor da gastronomia local nos restaurantes participantes e fazer uma viagem ao tempo em que os imigrantes chegaram à simpática localidade catarinense.
“Estamos felizes em poder realizar mais uma edição do Circuito Gastronômico de Luiz Alves. Celebrar os povos que colonizaram nossa terra é valorizar a história de luta da nossa cidade. Tenho certeza de que essa edição será um sucesso, assim como a primeira”, destaca o prefeito Marcos Pedro Veber. Ele reforça que todos os estabelecimentos participantes estão preparando pratos diferenciados para receber os visitantes, que irão se surpreender com as tradições e sabores de Luiz Alves. “Será uma grande celebração de cultura, amor e história”, reforça.
Colonizada primeiramente por imigrantes italianos, embora tenha-se registrado previamente a presença de famílias açorianas, a cidade recebeu também imigrantes alemães, austríacos, belgas, poloneses e franceses. Ainda foram encontrados registros de descendentes luxemburgueses provenientes de Biguaçu (SC). Embora todos os países que chegaram a Luiz Alves sejam europeus, a riqueza cultural da localidade, recebendo diversas influências de diferentes nacionalidades, traz um ponto diferencial para o município, que será traduzido através da inspiração na culinária de cada país durante o Circuito Gastronômico.
Para chegar ao momento de apresentação dos pratos para os visitantes, os 10 estabelecimentos passam por semanas de treinamento e especialização. A metodologia chamada “Cocriando Sabor e Saber”, atua na profissionalização dos estabelecimentos, criando estratégias para profissionalizar ainda mais cada restaurante, reforçando o serviço e visibilidade da empresa. “Fortalecemos o setor, preparando e capacitando os profissionais dos estabelecimentos. O treinamento visa desde a parte criativa de criação dos pratos, passando pela apresentação e serviço, até a parte de comunicação dos restaurantes com os clientes. Desta forma, os estabelecimentos oferecem uma experiência cultural e gastronômica diferenciada e inesquecível”, relata Onilia Manenti, gestora do Sebrae.
Entre os estabelecimentos luizalvenses estão restaurantes, lanchonetes, sushi, confeitaria e padaria, além de estabelecimentos de comida saudável.