Luzes, encantamento, no Natal de União da Vitória. Brilho também em conquista nacional
(da redação, com texto da Prefeitura de União da Vitória)
Em União da Vitória, há muita beleza, luzes, encantamento, com o Natal de União, sucedendo-se atrações como feira natalina, apresentações culturais, Casa de Papai Noel (Fábrica de Sonhos).
Mas há um brilho intenso, também, oriundo das áreas de Saúde e Educação do município. É que a cidade tornou-se referência nacional com as ações do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido em uma parceria das secretarias municipais da Educação e Saúde com alunos da rede municipal de ensino.
Em Brasília, as representantes da equipe de União da Vitória, Andréa Grando, da Secretaria de Saúde e Micheli Cadorin, da Secretaria de Educação, apresentaram as ações que foram desenvolvidas em União da Vitória durante o ciclo 2021/ 2022.
União da Vitória foi selecionada na categoria de municípios com até 50 mil habitantes e ganha projeção nacional, entre os 5.422 municípios que participaram do PSE, que tem como objetivo desenvolver ações de educação e promoção à saúde e a prevenção de doenças nas escolas.
“Esse resultado mostra como as ações intersetoriais e as parcerias entre as secretarias tem grande valor e podem ser revertidas para toda a sociedade e nos deixa orgulhosos por saber que estamos no caminho certo”, afirmou o Prefeito Bachir Abbas, que parabenizou a toda a equipe responsável pelo PSE em União da Vitória.
Durante o ciclo, a equipe realizou diversas ações junto aos alunos da rede municipal, entre eles o Projeto Crescer Saudável; Semana da Saúde na Escola; Alimentação Saudável; Verificação da Situação Vacinal; Ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti; Promoção de práticas corporais; Prevenção à Covid-19 e Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com sinais de alteração e Cuidados com a saúde bucal.
Além do destaque nacional, União da Vitória também foi o único município da região Sul do Paraná que cumpriu com todos os requisitos e metas do PSE, garantindo o recurso do Ministério da Saúde, para o desenvolvimento de novas ações no próximo ciclo.
“Para nós a seleção para estar em Brasília e ser referência para os municípios de todo o Brasil é o reconhecimento de que estamos fazendo um trabalho diferenciado, com boas práticas e qualidade” finalizou o secretário de Educação Ricardo Brugnago que também parabenizou as coordenadoras do projeto Andréa e Micheli e toda a equipe envolvida que desempenhou todas as atividades de forma ímpar resultando na seleção.