Maior feijoada do mundo? Será em Prudentópolis, de 9 a 12 de agosto

A X Festa Nacional do Feijão Preto – Fenafep – será realizada em Prudentópolis de 9 a 12 de agosto no Centro de Eventos Terra das Cachoeiras Gigantes. A expectativa é de receber mais de 60 mil visitantes, dispostos a provar a maior feijoada do mundo, de acordo com o livro Guinness Book. Oportunidade também para os turistas conhecerem todos os encantos que a cidade oferece: cachoeiras gigantes, faxinais, a vasta cultura ucraniana mantida através de gerações. A X Fenafep fará parte das comemorações do 113º aniversário de fundação do município. Os shows artísticos ficarão por conta de Jerry Smith no dia 9 e Zezé di Camargo & Luciano dia 10. Além da maior feijoada, teremos exposição de máquinas agrícolas, atrações culturais, feira gastronômica, super copa Integração Velocross, Encontro Off-Road, palestras técnicas, concurso da Rainha e Princesas.   

Criada em 2010, a Fenafep faz parte das comemorações de aniversário do município – 12 de agosto, e tem como objetivo promover e valorizar a agricultura familiar, a agroindústria, a cultura local, a gastronomia e impulsionar o turismo local. O município é responsável pela produção de 40 das 350 mil toneladas de feijão preto produzidas no Brasil e, de acordo com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SEAB), isso representa 12% do feijão preto que vai para a mesa dos brasileiros, fazendo de Prudentópolis o maior produtor país. A maior feijoada do mundo é preparada em uma panela de 12 toneladas, com mais de meia tonelada de feijão, mil litros de água e 800 quilos de ingredientes como o lombinho, a costelinha defumada e a linguiça. A particularidade de seu preparo está na movimentação dos ingredientes dentro da panela, que é realizada com uma pá adaptada a uma escavadeira hidráulica. Contato: Secretaria Municipal de Turismo: (42) 3446-3946 

Centro de Informações Turísticas: (42) 3908-1105

Datas de comemoração: 09, 10, 11 e 12 de agosto

HISTÓRIA

 Prudentópolis ocupa uma área total de 2.461,58 Km2, possuindo uma população de 51.567 habitantes, (estimativa da população – IBGE/2015) sendo que cerca de 60% desta localiza-se na zona rural do município, que tem no setor primário a base de sua economia. O município foi colonizado a partir do final do século XIX, por imigrantes ucranianos. Além destes, outros imigrantes também se estabeleceram na região e foram importantes para o processo de colonização do município, como os poloneses, alemães e italianos. O nome Prudentópolis é uma homenagem ao antigo presidente Prudente de Morais. A cidade já recebeu vários títulos, entre eles Capital do Mel, Ucrânia Brasileira, Capital da Oração. Hoje é conhecida como Capital do Feijão Preto devido a maior produtividade de feijão do país e também como “Terra das Cachoeiras Gigantes”.

Atrações naturais

São inúmeros os atrativos naturais de Prudentópolis, além das belas paisagens. O Monumento Natural Salto São João, com 84 metros, está numa área de 15 alqueires no meio de uma floresta de araucárias bem preservada. . O local possui estacionamento com capacidade para 54 veículos leves e quatro ônibus. Há um centro de visitantes de 453 metros quadrados, com anfiteatro, banheiros, lanchonete e espaço para comércio.

O Salto Sete (77 metros) possui uma pousada com acesso para o mirante, com uma vista espetacular para o maior cânion da região.  

O Recanto Perehouski, da família Perehouski, recebe turistas para banhos em cachoeiras, com área de camping com capacidade para 50 pessoas, banheiros e quiosques, bebidas típicas, bolachas artesanais.

O Salto São Sebastião/ Salto Mlot tem cerca de 120 metros. Na cabeceira, de um mirante natural, é possível visualizar o Salto Mlot bem à frente.

O Ninho do Corvo, com 18,50 alqueires, tem 10,55 transformados em Reserva Particular do Patrimônio Natural, constituindo área de preservação permanente. Estão ali 8 quedas de água, cachoeiras, mirantes, rios, além do belo cânion do rio Barra Bonita.

O Salto Barão do Rio Branco tem 64 metros de altura, com significativo volume de águas, utilizado para a geração de energia elétrica através de uma Pequena Central Hidrelétrica.

O Salto Manduri, também conhecido por Salto Rickli possui 32 metros de altura e cerca de 100 metros de largura.

O Salto São Francisco é considerado o mais alto da região sul do país, com 196 metros de queda livre. Grandes paredões que formam o cânion ao logo do leito do rio, além de floresta nativa preservada e vista da Serra da Esperança.  

Atrações culturais

Museu do Milênio

Inaugurado em 1989, é marco representativo da chegada dos emigrantes ucranianos no Brasil no final do século XIX início do século XX. Seu acervo foi construído com esforços de líderes da Paróquia São Josafat. Desde 1980 até hoje, a coleção de peças do Museu representa a história dos ucranianos em Prudentópolis. Seu rico acervo formado de vários objetos, mobília, iconografia, indumentária, fotografias, documentação textual, entre outros materiais permite compreender a cultura e a tradição dos imigrantes ucranianos e seus descendentes.

Museu Histórico das Irmãs Servas de Maria Imaculada

O museu tem dois andares, com espaços organizados conforme a época da chegada das irmãs ucranianas em Prudentópolis. O museu histórico das Irmãs Servas de Maria Imaculada foi fundado em 2010, por conta dos cem anos da vinda das Irmãs Servas de Maria Imaculada da Ucrânia para o Brasil. O museu possui preciosas fotos, documentos, obras de arte e objetos diversos.

Santuário Nossa Senhora das Graças

Construída na década de 1950, com seu estilo gótico, possui no seu interior um altar-mor, ricamente trabalhado em mármore que abriga uma imagem de Nossa Senhora das Graças, esculpida especialmente para este templo. O que se destacam também são seus vitrais com as imagens de Nossa Senhora do Rosário e da Sagrada Família Durante muitos anos, as novenas eram realizadas dentro da Igreja que ficava lotada de fiéis que chegavam de todas as comunidades do município.

Igreja Matriz de São Josafat

Em estilo Bizantino é considerada uma das mais belas do país. Construída entre os anos de 1925 a 1928, a Matriz de São Josafat foi esforço dos primeiros padres Basilianos vindos para o Brasil. Possui 38 metros de comprimento, 28 de largura e 30 de altura. A igreja possui 4 abóbadas representando cada uma os braços da cruz e uma central, bem maior, cobrindo a nave da igreja.

Igreja São João Batista

Construída em estilo colonial em 1900, foi fundada a primeira capela do Rito Ocidental Romano ou Rito Latino, dedicada a São João Batista pelo padre Antonio Ryman, vindo da Polônia. Em seu altar destaca-se a imagem do padroeiro São João Batista.

Gastronomia

BORSCH – Sopa cremosa de beterraba com repolho e diversos tipos de carnes defumadas.

VARÉNEKE – (em ucraniano) PIROGUE (em poloneês) – pastel feito de massa, recheada com batatinha com requeijão, requeijão, repolho azedo ou feijão. Pode ser acompanhado com molho de carne, molho de galinha e nata.

HULOPTI – folha de repolho ou couve recheada com arroz, quirera carne moída e arroz lembra o tradicional “charuto” dos árabes.

HRIN – Molho de raiz forte com beterraba, para acompanhar carne suína.

KRAKÓVIA – Embutido de carne nobre e defumada de porco. Lembramuito uma lingüiça, porém mais forte do que a calabresa.

Artesanato

APRUART (Associação prudentopolitana de artesanato)

O artesanato produzido em Prudentópolis reflete a cultura oriunda dos povos eslavos. O bordado ucraniano é um dos mais estimados e expressivos componentes da cultura ucraniana. Ele revela o gosto pelo estético, o amor ao belo, o respeito a natureza. As Pessânkas se destacam e encantam os turistas pela sua beleza. Tem valor simbólico e representam a ressureição de Cristo.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.