Mamborê em festa para comemorar os 64 anos
(da Redação)
De 6 a 9 de setembro teremos intensa movimentação festiva em Mamborê para festejar os 64 anos de emancipação política e administrativa, que ocorre oficialmente no dia 10 de setembro.
Acontecerá no Parque de Exposições Governador José Richa a 38ª. Expoman, que trará à cidade João Bosco & Gabriel no dia 6, Jeann & Julio no dia 7 e Matogrosso & Mathias no dia 8. Com entrada franca, a Feira terá outras atrações, como a Cavalgada da Independência no dia 7, Rodeio Profissional, Praça de Alimentação, Parque de Diversões e no dia 1 o prato típico mamborense, que é a Leitoa Mateira (acompanhada por arroz, bolinho de mandioca e saladas).
O município
Mamborê foi emancipado de Campo Mourão, tem uma área territorial de 788 km2 e, na língua guarani, significa “lugar distante e reunião de pessoas”.
Em suas terras férteis planta-se soja, milho, feijão, trigo, mandioca, cana-de-açúcar. A produção de frango de corte, bem como de leite, é bastante expressiva. A Prefeitura tem estimulado os produtores de frango na construção de aviários.
colonização de Mamborê começou em 1940, quando a família de Firmino Nogueira se instalou na região. Os pioneiros abriram clareiras para facilitar o trânsito e o comércio da erva-mate, seguindo as picadas abertas pelos ervateiros e utilizando os barracões abandonados como local de pouso. A economia local era baseada na produção agrícola.
Os primeiros comerciantes tinham que fazer suas compras na cidade de Pitanga e usavam os mais primitivos meios de locomoção, demorando às vezes até um mês no trajeto.