Maracujá e uvas sendo estimuladas em Pitanga
(da Redação, com informes da Prefeitura de Pitanga)
O mês de Fevereiro de 2022 está sendo importante para a agricultura de Pitanga. Há poucos dias, foi realizado o primeiro Treino e Visita na cultura do maracujá, que está sendo estimulada pela Prefeitura com a parceria do IDR-Paraná.
O treinamento foi conduzido pelo Engenheiro agrônomo Eduardo Augustino, profissional com experiência vasta na cultura, que visou inicialmente repassar o conhecimento mais aprofundado para os técnicos envolvidos com a cultura da Secretaria de Agricultura de Pitanga e os municípios de Santa Maria d’Oeste, Turvo, Iretama, Guarapuava e Grandes Rios, contando com a presença de profissionais das prefeituras e das regionais do IDR-Paraná. Após, foi realizado a visita para o grupo de produtores formado na comunidade Barra Bonita, visando demonstrar os aspectos mais importantes da cultura em campo e sanar as dúvidas dos produtores.
Uvas rústicas
Poucos dias antes, em 9 e 10 de fevereiro, foi realizada mais uma etapa do Projeto Uvas Rústicas/REVITIS, fruto da parceria entre a Secretaria de Agricultura e Pecuária de Pitanga e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná (SEAB). Junto a esse projeto também foi agregada a consultoria da especialista em Vitivinicultura Francelize Chiarotti através de parceria com o SEBRAE-PR, visando trazer mais conhecimento para os agricultores inscritos sobre esse processo de produção.
Foram realizadas visitas nas 5 propriedades inscritas no projeto, com o objetivo de avaliar o desenvolvimento das plantas que já estão em campo desde o mês de outubro, além de orientar os produtores quanto a adubação, cobertura de solos, cuidados fitossanitários, irrigação e outros tipos de manejos, visando especialmente os dias de estiagem.