Maringá comemora 72 anos e se lembra das “lavadeiras do Ingá
O dia 10 de maio marca a data de fundação de Maringá, que neste ano comemora 72 anos. Os festejos serão no dia 13, uma 2ª. feira. Cidade planejada, próspera, largas avenidas, muito bem arborizada, congrega, conforme dados do IBGE de 2018, 417 mil habitantes.
Neste ano o tema do desfile será “Mulheres do Ingá: a força e a representatividade das mulheres maringaenses”. Visa-se valorizar a força das pioneiras na construção da Cidade-Canção.
Quando a cidade estava nascendo, sendo “boca de sertão”, atraindo imigrantes de todo o país e até do exterior, muitas mulheres utilizavam-se do córrego Moscados, onde hoje está o Parque do Ingá, para lavarem roupas. Eram as que hoje são conhecidas como “Lavadeiras do Ingá”.
E tinha muito o que lavar, porque, sem asfalto, aquela terra vermelha grudava nos tecidos…
Parque do Ingá
O Parque do Ingá é uma reserva florestal de 47,3 hectares urbanizada em 1970. No local encontra-se a primeira Maria Fumaça de Maringá, uma locomotiva 608 que inaugurou a Estação Ferroviária de 1954.
No Parque do Ingá ainda existe a gruta de Nossa Senhora Aparecida, um Jardim Japonês que foi inaugurado em 1978 em homenagem ao então príncipe do Japão Akihiro e a esposa Michiko que visitavam a cidade naquele ano. Em 2014 foram inaugurados os novos pedalinhos. O entorno do Parque do Ingá possui uma pista de aproximadamente três quilômetros, onde moradores maringaenses fazem constantemente caminhadas em torno da reserva. Após a caminhada, existe uma academia (ATI) onde pessoas podem cuidar da saúde.
Horário de visitação: de 3ª a domingo das 8 às 17 hs.