Maringá reúne cidades do Sul em encontro sobre arborização urbana

Maringá reúne cidades do Sul em encontro sobre arborização urbana
FOTO – DIVULGAÇÃO (PMM) – FOTO FLÁVIO LOUZADA

(PREFEITURA DE MARINGÁ)

A ′Cidade Árvore do Mundo′ promove a integração entre os municípios da região Sul e a troca de experiências sobre planejamento, histórico e manejo da arborização. A Prefeitura de Maringá, em parceria com a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau), realiza o V Encontro Regional Sul de Arborização Urbana (Ersau) e o III Fórum Paranaense de Arborização Urbana. Os dois eventos ocorrem de 9 a 11 de novembro no Auditório Hélio Moreira.

Durante a cerimônia de abertura, que contará com a presença do prefeito Ulisses Maia e do presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Sérgio Chaves, a gestão municipal vai homenagear personalidades e instituições que contribuem para a arborização da cidade. A programação reúne palestras e mesas redondas com temas como planejamento urbanístico, otimização dos serviços de poda, compatibilização da arborização com redes de energia e outros assuntos.

As atividades ainda incluem a apresentação de resultados preliminares sobre a parceria do município com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) para uma análise sobre a probabilidade de quedas de árvores durante temporais. A programação termina com um tour guiado sobre a arborização da cidade com o primeiro arquiteto e urbanista de Maringá e técnicos do IAM. Confira a programação completa aqui.

Organizados pelo Instituto Ambiental de Maringá (IAM) e a Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb), os dois eventos ocorrerão de forma simultânea com a presença de representantes de cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os encontros são voltados para a sociedade civil organizada, estudantes e profissionais da área. Os interessados podem se inscrever até 8 de novembro pela internet (acesse aqui o formulário).

A diretora-presidente do IAM, Juliane Kerkhoff, destaca que, além do aprendizado, o evento promove a troca de experiências. “Cada município apresenta características diferentes na arborização urbana. Durante o evento, representantes de cidades da região Sul poderão conhecer detalhes sobre a nossa formação, a história e planejamento das nossas árvores e juntos vamos discutir sobre tendências inovadoras adotadas em toda a região Sul para o manejo da arborização”, diz.

O secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas, lembra que, desde 2017, um terço de toda a arborização urbana recebeu a troca ou manejo, índice superior ao de outros municípios do mesmo porte no país. No período, cerca de 10% de todas árvores foram removidas, com mais de 15 mil remoções. “Nossa cidade é referência em ações de manejo na arborização urbana. Com o evento, vamos nos reafirmar como referência na região Sul e as pessoas poderão conhecer mais sobre essa grande riqueza natural, cuidada com zelo pela gestão municipal”, diz.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.