Melhorias fazem do Aeroporto de Pato Branco referência regional
(da Redação com informes da Prefeitura de Pato Branco)
Legenda: o Aeroporto pato-branquense – DIVULGAÇÃO (PMPB)
O aeroporto de Pato Branco se transformou em referência não só para o Sudoeste do Paraná, mas também para o Oeste de Santa Catarina.
Desde o dia 21 de setembro o terminal Professor Juvenal Loureiro Cardoso está autorizado a operar sob regras de voo por instrumento – IFR – para a aeronave ATR 72-600 de 22 toneladas.
“Além dos voos em condições visuais de meteorologia, estamos autorizados a operar sob as regras de voo por instrumento”, explica a diretora do Departamento de Transporte Aéreo, Elenice Catafesta Smiderle.
“Vale destacar que em 2022, houve um aproveitamento de 85% das operações comerciais, operando somente em condições visuais de meteorologia. Espera-se com a nova autorização, que a operação em condições meteorológicas de voo por instrumento, atinja um aproveitamento de 95% das operações com o ATR 72-600”, finaliza.
Novas melhorias
Há poucos dias a Prefeitura pato-branquense e a Caixa Econômica Federal celebraram contrato que possibilita o repasse de R$ 30 milhões, por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público (Finisa), para investimentos em infraestrutura no Aeroporto.
“Uma conquista muito importante para o nosso município, pois assinar com a Caixa o contrato do Finisa, onde poucos municípios conseguem chegar a estes recursos, mostra que Pato Branco tem equilíbrio com as contas públicas e agora poderá fazer muito mais pelo pato-branquense e pela região”, destaca o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.
Os recursos do Finisa serão investidos para a indenização dos proprietários de terrenos que serão atingidos pela estrutura do Aeroporto, além da obra para a construção do novo terminal de passageiros. “Somos referência para a região Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina. Com essas obras, elevaremos o atendimento, a qualidade do ambiente, conectando a região de Pato Branco com os grandes centros”, pontua o prefeito.