Menor município do Paraná chega aos 55 anos
O menor município do Paraná, com pouco mais de 1.400 habitantes, Jardim Olinda comemora no dia 11 de dezembro 55 anos de emancipação. Isso devido à lei estadual 4.844 de 7 de março de 1964 e instalação no dia 11 de dezembro do mesmo ano. O desmembramento foi de Inajá.
A área territorial é de 136,206 km2. Planta-se cana-de-açúcar em 2.646 hectares, milho em 1.610, mandioca em 587, soja em 2.000 (dados do Ipardes). A produção de leite é importante, bem como são as criações de galináceos e bovinos.
A padroeira é Nossas Senhora de Fátima, com festejos no dia 13 de março. Os evangélicos promovem no dia 10 de dezembro a Explosão de Louvor.
Jardim Olinda é banhado pelos rios Pirapó e Paranapanema e é em seu território que acontece o encontro das águas desses dois. Ali perto está a Usina Hidrelétrica de Taquaruçu, sob a administração da empresa CTG Brasil.
A grande área alagada é palco de esportes náuticos, de pescarias e de lazer.
História
Texto da Prefeitura
No dia 02 de setembro de 1.952, foi despachado pelo Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, o título de domínio pleno de terras em favor do Sr. Dr. José de Almeida Leme do Prado Neto, (conhecido como Dr. Juca Prado), advogado, residente e domiciliado em Jaú, Estado paulista, denominada 2a Secção da 5a Reserva Marcondes situado na margem esquerda do Rio Pirapó, ainda distrito de Paranavaí, Comarca de Mandaguari, com as seguintes divisas e confrontações. Ao Norte com o Rio Paranapanema, a Nordeste e Leste com o Rio Pirapó, ao Sul e Oeste, pôr linhas secas, confrontando com terras da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná.
No mesmo ano Dr. Juca Prado, vendeu ao Sr. José Garcia Munhoz, brasileiro residente em São Paulo Capital, uma área de 300 (trezentos) alqueires paulistas, com as seguintes divisas: Ao Norte com o Rio Paranapanema, a Oeste com as terras da Companhia Melhoramentos e a Leste com a Estrada Inglesa. O Senhor José Garcia, entregou aos seus filhos Abel Garcia e Murilo Garcia Munhoz, o domínio de suas terras através de procuração com todos os poderes para coloniza-la dando início ao loteamento de datas em uma área de 8 (oito) alqueires paulistas, cujo loteamento foi feito pelo Engenheiro Dr. Kleber G. Palhano, isto em 1956.
No dia 16 de outubro do mesmo ano a planta do referido loteamento foi despachada pela Prefeitura Municipal de Paranacity, assim iniciou JARDIM OLINDA, a área remanescente foi loteada em sítios e fazendas, dando início a colonização da região. Em 1958, Dr. Juca Prado fixou sua residência neste Município, e deu início a abertura da Fazenda Pau D’ alho, sendo fundamental para a colonização, pois trouxe para cá muita gente de Jaú, Estado de São Paulo, para começar a plantação de café e cereais. Pela Lei no 99/ de 22 de Novembro de 1.960, Jardim Olinda, foi elevado a categoria de Distrito. No dia 06 de março de 1.964, pela Lei no 4.844, foi criado o Município de Jardim Olinda, conforme a publicação no Diário Oficial de 07 de março de 1.964. A instalação do Município deu-se a 11 de dezembro de 1964.