Mês do Idoso é oportunidade de repensar hábitos e cuidar da saúde

A população brasileira está envelhecendo rapidamente. Em 12 anos, o número de brasileiros com 65 anos ou mais cresceu 57,4% de acordo com o Censo 2022. E esse é justamente o público mais afetado pela depressão no Brasil, de acordo com uma pesquisa do IBGE.
Para Taísa Gonçalves, geriatra e coordenadora médica da Unimed Curitiba, esta é uma fase que exige cuidados preventivos, a manutenção de bons hábitos e relacionamentos para conseguir envelhecer com saúde e bem-estar, qualidade de vida, autonomia e conforto.
“Investir no fortalecimento de vínculos familiares e de amizades mais sólidas é investir na saúde a curto, médio e longo prazo”, comenta a médica.
Cultivar hobbies e colocar em prática novas tarefas, principalmente em grupo, também mantêm o cérebro ativo. “Esse é um dos principais preventivos para a ansiedade e depressão no idoso. Uma recomendação é tornar-se voluntário e encontrar um novo propósito”, comenta a geriatra.
Outra indicação da médica é a manutenção do calendário vacinal, que garante a proteção contra uma série de doenças. “As principais vacinas indicadas para essa faixa etária são a da gripe, da covid, pneumonia e herpes zóster. Os idosos vacinados têm menos problemas de saúde, inclusive cardiovasculares”, defende.
Segurança começa em casa
Pensar na segurança da casa onde moram os idosos é fundamental. A queda é um dos principais eventos que levam à perda de autonomia, seja por uma lesão ou pelo próprio medo de cair novamente. Conheça as principais medidas que devem ser adotadas na casa:
- Colocar barras de apoio principalmente no banheiro e no quarto
- Ter boa iluminação em toda a casa
- Não ter tapetes escorregadios. Caso o tapete seja indispensável, utilizar um que seja antiderrapante
- Evitar subir em banquinhos e escadas sem estabilidade
- Preferir mesas e móveis com cantos arredondados
- Evitar mudanças no ambiente e nos locais do mobiliário para manter o idoso orientado
O envelhecimento ativo exige adoção de hábitos saudáveis e cuidados ao longo dos anos. Aprender novas atividades e estudar constantemente diminuem as chances de quadros como Alzheimer. A prática regular de atividade física, cuidados com a pressão arterial e manutenção do peso adequado também ajudam a prevenir doenças demenciais.
“Lembre-se de que nunca é tarde para mudar um hábito em prol da qualidade de vida. Comece hoje e aos poucos, sem cobranças nem metas inatingíveis. Mudar um hábito pode ser divertido e vai trazer benefícios para toda a vida. As medidas de prevenção unidas ao respeito, carinho, amor e cumplicidade em família são a receita para um idoso ativo, que contribua em sociedade e seja saudável e feliz.”
Mais Vida
Para auxiliar no envelhecimento saudável e ativo, a Unimed Curitiba disponibiliza para os clientes do plano de saúde o Mais Vida, programa com acompanhamento multiprofissional e ambiente propício para socialização. A participação é gratuita para clientes 60+ e nos encontros presenciais é possível praticar atividades físicas e exercícios para memória, aprender sobre alimentação saudável, além de trocar experiências de vida. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (41) 3021-9366 ou e-mail maisvida@unimedcuritiba.com.br.
Sobre a Unimed Curitiba
Unimed Curitiba atualmente é considerada a maior operadora de planos de saúde do Paraná, além de estar entre as maiores do Sistema Unimed. Atualmente conta com mais de 5 mil médicos cooperados de diferentes especialidades, que atendem mais de 640 mil clientes em Curitiba e municípios da região metropolitana. Possui a maior rede credenciada do estado com 377 prestadores, sendo mais de 240 clínicas e 50 hospitais – sendo um deles próprio, Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima. Além disso, também conta com 80 unidades laboratoriais, sendo 21 próprias, da Unimed Laboratório.