Missal festeja 61 anos de fundação

(da Redação)
Missal, uma das cidades mais “alemãs” do Paraná, comemora 61 anos de fundação no dia 25 de julho. Os festejos comemorativos já começaram, com a realização do FEMUMIL – III Festival da Música de Missal nas categorias kids-família, juvenil, gospel, sertaneja e popular. Os primeiros classificados de cada uma vão representar a cidade no FERMOP, dia 27 de julho em Medianeira.
A programação vai prosseguir no dia 4 de julho com a Noite Cultural no CTG Porteira Nova. Vão se apresentar a Cia. Municipal de Dança, o Coral Municipal, a fanfarra municipal. Haverá danças tradicionalistas, exposição de telas (pintura e desenho), exposição de artesanato, músicas. Teremos também a premiação do concurso “Como vejo o Município de Missal”.
No dia 6 de julho, no CTG, a partir das 22h30, fandango com o grupo Balanço do Campo.
No dia 21 de julho, será celebrada Missa em homenagem aos pioneiros na Igreja Matriz.
No dia 25 teremos almoço em homenagem aos colonos, motoristas e pioneiros às 12 hs com show da dupla Zé Dávela e Fábio às 14 hs.
No dia 28, festa de São Cristóvão na Esquina Gaúcha.
A cidade
Missal realiza todos os anos uma festa muito concorrida, que é a Deutsches Fest, com muito chope, danças e gastronomia alemã. A cidade, que margeia o imenso lago de Itaipu, tem muitas atrações turísticas, como o Lago Municipal, o Terminal Turístico a 14 km do centro urbano – paraiso de pescas esportivas e esportes náuticos.
O município foi desmembrado de Medianeira, que é a sede da Comarca. Tem uma área territorial de 324 km2 e está a 310 metros de altitude. Soja e milho quase empatam em área de plantio: 13.350 para o soja e 13.290 para o milho. São expressivas também as produções de fumo, mandioca, trigo, banana, manga, uva, bem como de leite e ovos de galinha. Na aquicultura, destaque para a tilápia.