Morreu Kotaro Okuyama, descobridor em Santa Mariana da Uva Rubi

Morreu Kotaro Okuyama, descobridor em Santa Mariana da Uva Rubi

(da Redação)

Os primeiros dias de Abril marcaram o falecimento do sr. Kotaro Okuyama, o descobridor da Uva Rubi, fato ocorrido no Paraná e, mais especificamente, em Santa Mariana. Como forma de gratidão, o prefeito José Marcelo decretou Luto Oficial por 3 dias.

Kotaro tinha uma pequena propriedade com cerca de 20 hectares em Santa Mariana. Os mais antigos destacam sua preocupação no cuidado com a terra.

Inicialmente trabalhando no plantio de café, e posteriormente com uva Itália em 1973, o Sr. Kotaro Okuyama, descobriu em seu pomar um cacho de uva que tinha entre 10 a 12 bagas de coloração avermelhada, de pouco vigor. Em análise, logo se verificou que se tratava de uma mutação somática. Concomitantemente, Sr. Kotaro, juntamente com sua esposa Srª. Fumiko (in memoriam) observou quase que diariamente o que ocorria com o cacho, e após quatro anos de observação, cuidou-se da multiplicação, deixando o ramo original, mas aproveitando a ramificação que mantinha a mesma característica a qual foi dado o nome de “rubi” e distribuídas para diversos viticultores dos estados do Paraná e de São Paulo.

Ao Sr. Kotaro Okuyama, descobridor da uva rubi, dedicou-se o feito e reconhecimento de uma variedade nunca encontrada em outro país e a mais elevada estima registrada através de jornais e congressos da época com a notícia do novo cultivar, sob denominação “Uva Rubi Okuyama”. Hoje, esse fato perdura na história como umas das 100 contribuições dos imigrantes japoneses e seus descendentes ao Brasil.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.