Movi, o carro elétrico made in Toledo, Pr
(PREFEITURA DE TOLEDO)
Autoridades, entres elas representantes da administração municipal, participaram no dia 26 de fevereiro do lançamento da linha de montagem da Movi Electric. O evento aconteceu no Biopark e serviu para apresentar as vantagens dos veículos elétricos a serem disponibilizados pela empresa para o Brasil. O evento contou com a presença de representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Educação do Paraná e da Argentina Sero Eletric, além da deputada federal Aline Sleutjes.
Durante o lançamento o prefeito Beto Lunitti destacou a importância da chegada da empresa e o papel de destaque que Toledo alcança com a produção de veículos elétricos para abranger o território nacional. “Toledo se destaca na produção agropecuária, é pioneira também em um parque tecnológico da envergadura do Biopark, entre tantas outras situações onde fomos alçados a destaque nacional. A produção de carros elétricos agora é uma delas”.
Beto aproveitou o momento para anunciar que o município investirá em tecnologias voltadas à educação por meio de programas que serão implantados pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), com o intuito de avançar em tecnologia, preparando melhor as crianças para um novo tempo. “Queremos investir em tablets para crianças, professores/pesquisadores, redes wi-fi nas escolas, enfim, criar uma grande teia para fazer com que as crianças se encantem com as tecnologias e quiçá sejam as futuras desenvolvedoras de tecnologias como as que vemos hoje”, salientou.
Beto também teve a oportunidade de, junto com o vice Ademar Dorfschmidt, conduzir o veículo elétrico. Segundo o diretor comercial da Movi Electric, Fred Leite, o carro tem autonomia de 150 quilômetros com uma carga. “Dependendo do valor da tarifa de energia elétrica dos estados, o custo para rodar essa distância custaria R$ 5,00, o valor de um litro de gasolina em preços atuais”. O veículo já é homologado nos outros países do Mercosul e no Brasil este processo está em fase final.
Além da economia, também são destaques a sustentabilidade, pois o carro elétrico não queima combustível fóssil e o modelo de micro carro, conceito já bem disseminado nos principais países do mundo. “Ele permite estacionar em pequenos espaços, diminuindo o tempo de procura por vagas e o stress do motorista. Possuímos também parcerias com os principais parques tecnológicos do país na área de mobilidade elétrica, garantindo a evolução constante dos nossos veículos”, explicou Fred.
Sobre os carros
Segundo o site da empresa, a velocidade máxima é limitada a 50 km/h e com autonomia de até 150 quilômetros. Sua estrutura é construída com ligas de alumínio de alta resistência. As partes traseira e frontal são feitas de aço tubular para resistir a vários impactos. O corpo é feito de ABS com filme protetor UV contra raios solares. Serão três tipos de veículos para transporte de pessoas e cargas – carroceria e baú.