Museu de Arqueologia e Etnologia completa 60 anos em Paranaguá
(da Redação)
Implantado em 1963 na rua XV de Novembro 575, no Centro Histórico de Paranaguá, o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná completa este ano 60 anos como uma das maiores atrações litorâneas. É o primeiro museu universitário paranaense e a sede expositiva está nas instalações do prédio que abrigou o antigo Colégio dos Jesuítas (fundado em 1755).
A edificação foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN – em 1938 e transferida para a guarda da UFPr em 1958.
O MAE é um museu multilocalizado; além do espaço museológico em Paranaguá, existem dois outros em Curitiba: a Reserva Técnica, instalada no Campus Cabral, e uma Sala Didático Expositiva, localizada no Prédio Histórico Central da UFPR. O acervo do museu é composto por artefatos coletados em pesquisas arqueológicas e etnográficas, principalmente do Paraná, daí sua grande importância para a compreensão da história do Estado. Atualmente possui um acervo de aproximadamente 80.000 peças, divididas em quatro grandes coleções: Arqueologia, Cultura Popular, Etnologia e Documentação Sonora, Visual e Textual.