Não é a novela, mas é Bom Sucesso festejando 65 anos

A Prefeitura de Bom Sucesso lançou a programação do 65º aniversário de emancipação política e administrativa de Bom Sucesso, o que ocorreu em 26 de novembro de 1954. A festa começa na sexta-feira (22), com show da banda Somos Iguais. Já no sábado (23), é a vez da banda Cowboys do Asfalto se apresentar. No domingo (24), o show é com a banda Fonte Luminosa. E para fechar com chave de ouro, na segunda-feira (25), a banda Brasil 2000 se apresenta. Os festejos são realizados pela Prefeitura, com apoio da Câmara Municipal.

Com uma área territorial de 322,8 km2, o município é um grande produtor de cana-de-açúcar, que é encaminhada para a usina Cooperval que fica ali próximo, em Jandaia do Sul. Está sediada em Bom Sucesso a Fazenda Santa Helena, que manda para lá, a cada safra, cerca de 150 mil toneladas de cana. A Santa Helena é uma das fazendas mais produtivas do Estado, com recordes em cana, milho, soja, café e produzindo também genética com a marca DP (cavalos Quarto de Milha e gado Nelore). Na propriedade está uma das maiores reservas de mata nativa do Norte do Paraná, com perobeiras centenárias. Mas além de cana Bom Sucesso produz soja, milho, café, feijão, laranja.

História

Texto da Prefeitura

Após o término da Segunda Guerra Mundial em 1945, o proprietário das terras onde se localiza o município de Bom Sucesso entregou a um pioneiro gaúcho a missão de criar um patrimônio em local pré-determinado na floresta virgem. Com a chegada dos novos pioneiros, após o desmatamento e demarcação de ruas e lotes, o desenvolvimento foi acelerado. As novas famílias, que chegaram de diferentes regiões do Paraná e do País, vinham atrás das férteis terras existentes e do cultivo da cultura cafeeira que estava em expansão. Criado através da Lei Estadual nº 253 de 26 de novembro de 1954, e instalado em 15 de novembro de 1955, foi desmembrado de Jandaia do Sul. Entre as várias Cidades fundadas pela Companhia de Terras Norte do Paraná, figura a de ″Bom Sucesso″ situada na zona denominada de ″Norte Novo″, em região então pertencente ao Município de Jandaia do Sul. Como nos demais casos, o início de Bom Sucesso foi a formação de um Patrimônio, com a demarcação dos perímetros urbano e rural e a divisão da terra em lotes, datas e fazendas. O povoamento da localidade começou com a venda de lotes e datas a elementos vindos dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Dada a enorme afluência de colonos e povoadores oriundos desses dois Estados, o Patrimônio teve grande progresso e em pouco tempo foi transformado em Cidade. Em 1951, o núcleo foi elevado à categoria de Distrito Administrativo e, em 1954, alcançou sua autonomia. A origem da atual denominação provém do sucesso nas vendas de lotes, na rápida colonização e no inesperado desenvolvimento do Patrimônio, surgindo, daí, o topônimo ″Bom Sucesso″. Distrito criado com a denominação de Bom Sucesso, com terras desmembradas do distrito Apucarana, pela lei estadual n.º 790, de 14-11-1951, subordinado ao município de Jandaia do Sul. Elevado à categoria de município com a denominação de Bom Sucesso, pela lei estadual n.º 253, de 26-11-1954, desmembrado de Jandaia do Sul. Sede no atual distrito de Bom Sucesso. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-11-1955. Em divisão territorial datada

 de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Prefeito, vice, vereadores

O prefeito atual é Raimundo Severiano de Almeira Junior, sendo vice Vera Lucia Lorenzon. São vereadores: Carlos Alberto Andrade Almeida, Anderson Carlos Teixeira, Marceu dos Santos, Marcos Luiz Raniero, Odete Correia dos Santos, Reinaldo Pereira, Rhudiery Vinicius Buranelo Gonçalves, Roberto Carlos Marcolino, Cleberson Aparercido Ferreira de Souza.

ExpoBom

Bom Sucesso promove anualmente a Expobom, rodeio-show com muitas atrações musicais. Este ano, foi realizada a terceira edição, de 5 a 7 de setembro e vieram os cantores Brenno e Matheus, a banda Cowboys do Asfalto, as cantoras Julia & Rafaela. Teve montarias, praça de alimentação, parque de diversões e o prato típico Frango Mateiro.

Prato típico

Criado em 2017, o prato típico de Bom Sucesso é o Frango Mateiro, desossado e assado. Pode ser recheado com mussarela, bacon, palmito, ervilha, milho, cebola, azeitona, cebolinha e salsinha e mais vinagre, sal e pimenta. 

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.