Não quiseram os trilhos em Santana do Itararé São José da Boa Vista para os vagões não trazerem doenças, prostitutas e ladrões

Santana do Itararé e São José da Boa Vista eram duas localidades que estavam crescendo bastante por volta de 1910. E poderiam ter progredido ainda mais se a estrada de ferro, em planejamento pela Rede Ferroviária, tivesse o trajeto passando por ambas. Inclusive as estações seriam nas duas cidades, já que as agências fiscais estavam ali sediadas. A História nos dá conta, porém, que isso não ocorreu porque os coronéis das duas localidades, chefiados pelo Coronel Lico Pereira, não permtiiram que o trem passasse pelas duas cidades, sob a alegação de que os vagões iriam trazer doenças, prostitutas e ladrões.

O desvio foi feito e a estrada de ferro levada para o Patrimônio de Novo Horizonte em 1917 e inaugurada em 1918. O patrimônio então mudou de nome para Brazópolis e daria origem ao município de Wenceslau Braz – que impôs-se como o mais importante centro urbano da região. Exatamente por causa dos trilhos da estrada ferroviária.

Santana do Itararé completa neste ano de 2021 os 60anos de emancipação, enquanto que São José da Boa Vista tem um ano a menos.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.