Natureza com beleza e qualidade é o que Quatro Barras oferece

(da Redação)
Quatro Barras tem experimentado, especialmente nos finais de semana (de 6ª. a domingo), a vinda de muitos turistas que vem atrás das belezas naturais que o município oferece. Passada a pandemia, parece que todos querem estar ali. Os hotéis e pousadas, se não ficam lotados, experimentam boas movimentações. A grande maioria é formada por ciclistas ou motociclistas que querem o turismo de aventura, azeitona na empada quatrobarrense. A natureza, além de pródiga, é bem cuidada em Quatro Barras. O ar é puro. Tanto, que os pinheiros apresentam-se com “barbas de velho” e isso é sinal de que não há poluição nos arredores.
Além de ciclistas e motociclistas, o “pedestre” também pode se encantar com tantos passeios a serem feitos. Um exemplo, o Caminho Itupava, histórico, aberto pelos índios para ligar o litoral ao planalto e por onde eles passaram, além de tropeiros, bandeirantes, escravos (que fizeram o calçamento do trecho de 22 quilômetros que vai até Morretes. Pelo trajeto, mata nativa, pinheiros, riachos, cascatas, o céu por testemunha.
As atrações se sucedem: Estrada da Graciosa com suas curvas, Morro do Anhangava, o Pico do Marumbi, Parque Serra da Baitaca…
Destaque-se que 63% do território é intocado.
A Represa do Iraí garante 3% da água consumida pelos paranaenses.