No encontro em Guarapuava, toda a força do cooperativismo do Paraná
(da Redação)
Cerca de 1.800 cooperativistas paranaenses estiveram participando em Guarapuava, no novo Centro de Eventos da Cooperativa Agrária (que será inaugurado oficialmente no dia 7 de janeiro), do Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses. Promovido pelo Sistema Ocepar, foi uma demonstração de força do cooperativismo do Estado. Segundo o presidente do Sistema, José Roberto Ricken, 64% do que se produz no Paraná vem das cooperativas. Em todo o Estado, são 225 cooperativas de diferentes setores, como agro, crédito e saúde. Ricken informou que neste ano a entrada de cooperados no Paraná aumentou quase 15%. “Assim, o total passou de 2,7 milhões para 3,1 milhões de trabalhadores nesse setor. E o faturamento cresceu 22%”.
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, afirma que “nós podemos crescer cerca de 7 milhões de toneladas de proteínas animais nos próximos 10 anos”.
Um dos principais temas tratados no encontro foi a sustentabilidade. Em seu pronunciamento, o presidente da Agrária, Jorge Karl, lembrou os 70 anos de história da cooperativa e o trabalho que a colocou entre as principais do Estado. Ele destacou que a sustentabilidade envolve três pilares: o ambiental, o social e o econômico. “O cooperativismo já faz isso há muito tempo. Sustentabilidade está no nosso DNA”, afirmou.
O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, falou sobre a forte presença do agro na economia local. “Com o cooperativismo, incentivamos nosso turismo de negócios e eventos”, acrescentou.
PRESENÇAS – O evento também contou com a presença do diretor-presidente da Ceasa Paraná, Eder Bublitz; do diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Martins; do chefe do núcleo regional da Seab em Guarapuava, Arthur Bittencourt Filho; do gerente regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) em Guarapuava, Bruno Luis Krevoruczka. Também participaram os deputados federais Pedro Lupion, Aline Sleutjes, Leandre e Dilceu Sperafico; o deputado federal eleito Geraldo Mendes; além da deputada estadual Cristina Silvestri.
Centro de Eventos da Agrária
O encontro aconteceu nas dependências do novo Centro de Eventos da Cooperativa Agrária, que será inaugurado oficialmente no dia 7 de janeiro do próximo ano, como parte dos festejos relacionados aos 70 anos da cooperativa. Com área construída de 12 mil m2, é um dos mais modernos Centros de Evento do Paraná, podendo sediar diferentes tipos de eventos. Está localizado às margens da PR-540, entre as colônias de Jordãozinho e Vitória.