Nova Aurora, a “Capital da Tilápia”, chega aos 52 anos com festa e inaugurações

Nova Aurora, a “Capital da Tilápia”, vai comemorar 52 anos no dia 25 de setembro. A Prefeitura, para marcar a data, programou uma extensa agenda de entregas e inaugurações de obras. No dia 16, em frente ao Paço Municipal, ocorre a entrega de veículos para as secretarias municipais. No dia 17, acontece a entrega do aterro sanitário e do Centro de Triagem, localizado na Estrada Água do Jipe, construído através da parceria com a Itaipu Binacional e Funasa.

No dia 18 haverá a entrega da ampliação da Defesa Civil. A solenidade de entrega acontece às 15h30 na sede da Defesa Civil, localizada na Avenida Castro Alves. O prédio recebeu a ampliação de 20 metros quadrados, sendo construído uma sala de esterilização, sala de lavagem, depósito, lavanderia e área limpa. “Uma pequena ampliação, porém, que vai representar muito, já que está sendo construída a sala de esterilização, que vai permitir a esterilização dos equipamentos usados pelos socorristas com muito mais comodidade e de forma adequada”, afirma o prefeito Pedro Leandro Neto.

No dia 19 de setembro  acontece a entrega do asfalto do Marajó, na sede do Distrito.

No dia 25 de setembro, feriado municipal, acontece o Desfile Cívico, a partir das 8h30 na Praça dos Pioneiros e tem como objetivo mostrar o desenvolvimento desses 52 anos de Nova Aurora.

Encerrando a programação das inaugurações, está agendada para o dia 27 a entrega da iluminação da quadra sintética, localizada no Centro Poliesportivo e no dia 28 a entrega da cancha de maia no Jardim Argemiro Esser e da cancha de bocha no Jardim Olivo Bálico. “São algumas obras que estamos entregando à população nesse aniversário. Em breve vamos iniciar ainda a construção da ciclovia que vai ligar o Jardim Tropical à Praça dos Pioneiros e outras tantas obras importantes ao desenvolvimento do nosso município”,  diz o prefeito.

Festa

Além das inaugurações, a população de Nova Aurora poderá desfrutar do show gratuito com Diego e Arnaldo, na Praça dos Pioneiros, no dia 24,do prato típico, a tilápia, na 9ª. Festa da Tilápia dia 22 no Clube da 3ª. Idade, com renda para o Provopar e, também, do Baile do Município, dia 21, no Centro Cultural, com animação da banda Fruto Proibido.  

Indústria da tilápia

Está localizada em Nova Aurora a Unidade Industrial de Peixes da Copacol, com abate diário de 138,6 mil tilápias por dia. Em 2018, foram 40,9 milhões. Toda a produção começa nos laboratórios da UPA (Unidade de Produção de Alevinos), em Nova Aurora, seguem para os produtores juvenis e em seguida aos terminadores, até atingirem o peso ideal para abate, quando são transportados para o Abatedouro de Peixes.Todos os produtos processados e industrializados pela Cooperativa são comercializados no mercado interno e apenas a pele é exportada para a França.

Atrações

O próprio Governo do Paraná destaca que “o Roteiro Caminhos do Sol, em Nova Aurora, leva os turistas e visitantes a conhecerem as delícias produzidas por agroindústrias familiares”. Podem ser destacados os embutidos e defumados, poupas de frutas, doces artesanais, congelados, panifícios. Há um restaurante rural típico italiano, oferecendo lasanhas, macarrões, pastéis, tortas, nhoques, agnolines.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.