Nova concessão garante mais de 500 milhões em obras e novas atrações ao Parque Nacional do Iguaçu
(da Redação)
Começou no dia 1 de dezembro a gestão da nova concessionária do Parque Nacional do Iguaçu (cuja maior atração são as Cataratas do Iguaçu), o consórcio Urbia Cataratas, pelos próximos 30 anos. O consórcio foi o vencedor da licitação pública, com uma proposta de mais de R$ 375 milhões de outorga ao Governo Federal. Os grupos vencedores, que passam a administrar a segunda unidade de conservação mais visitada do país, são a Cataratas (antiga concessionária) e a Urbia.
O novo consórcio tem como desafio proporcionar um turismo consciente e de qualidade, aliado ao contato das pessoas com a natureza e fomentado pelos valores da conservação, além de promover o desenvolvimento econômico da região.
O contrato prevê a prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, revitalização, modernização, operação e manutenção dos serviços turísticos, incluindo o custeio de ações de apoio à conservação, proteção e gestão.
A Urbia Cataratas, criada como sociedade de propósito específico (SPE) – modelo de organização empresarial pelo qual se constitui uma nova empresa com um único objetivo -, será responsável pela gestão dos mais de 95 mil hectares, versus 14,2 hectares, em relação a concessão anterior, e corresponde às áreas das seguintes zonas de manejo: Zona Primitiva, Zona de Uso Extensivo, Zona de Uso Intensivo, Zona Histórico-Cultural, Zona de Recuperação e Zona de Uso Especial.
Durante os próximos cinco anos da concessão, serão investidos mais de R$ 500 milhões em infraestrutura, operação e novos atrativos para o parque, que recebeu em 2019 (antes da pandemia), dois milhões de visitantes no ano.