Nova Olimpia chega aos 52 anos

Nova Olímpia, grande produtor de cana-de-açúcar (3.148 hectares, segundo o Ipardes), com boas produções também de mandioca (555 hectares), milho (252), milho (266), festeja no dia 6 de agosto o 52º aniversário de emancipação.  Ainda de acordo com o Ipardes, o município tem expressivas produções de aves, bovinos e suínos, além de leite e casulos do bicho-da-seda.

A fundação e colonização de Nova Olímpia são devidas especialmente a Moacir Loures Pacheco, proprietário de uma gleba no setentrião paranaense. Em 1959, ao chegar no local, ele encontrou apenas a mata virgem, providenciando de imediato os primeiros trabalhos de medição e demarcação dos terrenos, visando à organização de um núcleo populacional que foi denominado  Olímpia, em homenagem à sua mãe.

Como o patrimônio não progredia no local onde foi iniciado, foi acertada a transferência do aglomerado urbano para região próxima e com melhores condições de desenvolvimento, passando a denominar-se, então,  Nova Olímpia.

Devido ao notório e rápido desenvolvimento do novo local, em 1964 o patrimônio de Nova Olímpia foi elevado a distrito administrativo e judiciário e, em 1967, a município autônomo, desmembrado de Cidade Gaúcha no dia 13 de novembro de 1967.

A comunidade comemora o aniversário da cidade no dia do padroeiro, Senhor Bom Jesus, em 6 de agosto. Neste dia, em 1959, foi celebrada a primeira missa campal, na atual Praça da República.

Atrações

O Parque do Lago e a Praça do Trabalhador são os pontos turísticos, além dos inúmeros rios e quedas da região. Balneário e Pesqueiros também contam com grande visitação. Um dos grandes eventos do município é o Rodeio que acontece anualmente, geralmente em setembro, com várias atrações e cantores famosos. Outros atrativos são o Pesque e Pague Rodrigues e o Balneário e Pesqueiro Sol Nascente.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.