Nova Prata do Iguaçu chega aos 37 anos com a beleza dos lagos

No dia 1 de fevereiro, Nova Prata do Iguaçu comemora 37 anos de emancipação política e administrativa. O fato ocorreu no dia 1 de fevereiro de 1983, com o desmembramento de Salto do Lontra.

Tendo uma área territorial de 349 km2, o município, conforme o Ipardes, produz soja em 15.500 hectares, trigo em 5.000, milho em 3.850, feijão em 700, além de mandioca, melão, melancia, cana-de-açúcar, tomate, laranja, tangerina, uva, banana. As maiores criações são de galináceos e bovinos, sendo muito importantes as produções de leite, ovos de galinha e mel de abelhas.

Atrações

Nova Prata do Iguaçu, se perdeu terras para as usinas de Salto Caxias e Baixo Iguaçu, ganhou vastas áreas alagadas que estimulam as atividades turísticas e de lazer, aí inclusas as pescarias. E recebe também valiosos royalties ecológicos. A praia artificial (Praia Municipal) é a segunda maior do Paraná. A 8 quilômetros do centro da cidade, são oferecidas ali quadras de vôlei, mesas de jogos, quiosques com churrasqueiras, área de camping, lanchonete, centro de eventos, trilha para caminhadas, pista de cavalo de aço, áreas de banho, pescarias. Muitas bonitas casas de veraneio atestam que a população gosta do local, especialmente nos finais de semana.  

Já no Lago Municipal, próximo ao centro, podem ser praticadas atividades físicas. O local tem mirante, quiosques, parque infantil, lanchonete, academia, sanitários.

A Usina Hidrelétrica Governador José Richa (Salto Caxias) é uma das maiores do país, com a barragem de mais de um quilômetro de comprimento e 67 metros de altura. Está localizada entre Nova Prata do Iguaçu e Capitão Leonidas Marques, além de outras 7 cidades ao longo do reservatório.

Já a Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu está entre Capanema e Capitão Leonidas Marques, com os reservatórios atingindo também Nova Prata.

Uma boa atração local, ainda, é a cachaçaria da família Pelizzari. Cachaça artesanal e uma variedade de licores atraem a freguesia.

História

Texto do IBGE

Em 1948, pioneiros com suas famílias atravessaram o rio Jaracatiá e se instalaram na região onde se localiza o Município de Nova Prata do Iguaçu.

A qualidade do solo e a riqueza das matas contribuiram para a fixação destes colonos. Logo depois vieram outros colonos, seguindo a mesma trilha fazendo o povoamento aumentar. Gaúchos e catarinenses descendentes de italianos e alemães, percorriam a rota e se juntaram aos primeiros moradores desenvolvendo a região.

Criado através da Lei Estadual nº 7272, de 27 de dezembro de 1979, e instalado em 01 de fevereiro de 1983, foi desmembrado de Salto do Lontra.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.