O grande bem que faz uma UTI Móvel

Vejam o exemplo de Palmeira

TEXTO DA PREFEITURA

Em uso desde o último mês de dezembro, a UTI Móvel do município de Palmeira já realizou o transporte de diversos pacientes em estado de urgência e emergência. Nestes casos, o veículo e seus equipamentos foram fundamentais para a segurança durante o processo, dando sobrevida e estabilidade aos pacientes.

Apesar de todos os atendimentos já realizados, na última quarta-feira (26) a UTI Móvel registrou um especial. Um recém-nascido, com apenas um dia de vida, necessitou dos serviços neonatais do veículo para ser transferido para o Hospital do Rocio, em Campo Largo.

O bebê nasceu na tarde de terça-feira (25), no Hospital Santa Casa de Palmeira, através de parto cesareano. De acordo com os profissionais que realizaram o atendimento, tudo transcorreu normalmente no processo da gravidez em geral e durante o parto.

Na manhã de quarta-feira, o recém-nascido recebeu a visita de um pediatra, o qual constatou que o bebê realizava um esforço respiratório incomum. Diante do quadro, optou-se por transferência, via Central de Leitos, para um leito de UTI neonatal, no Hospital do Rocio. O recém-nascido foi transferido no mesmo dia, próximo ao meio-dia.

Até que a vaga de leito fosse aberta no Hospital do Rocio, o bebê ficou na UTI neonatal de Palmeira, dentro da própria Santa Casa, sendo monitorado e recebendo atendimento para sua estabilização, até o momento de sua transferência.

Tudo transcorreu bem durante o transporte e o quadro do recém-nascido é estável em Campo Largo, assim como o quadro da mãe, que segue internada no Hospital Santa Casa de Palmeira.

A secretária de Saúde de Palmeira, Fabiani Bach Czelusniak, destacou a importância da UTI Móvel para o município. “Vimos nesse atendimento o quanto é necessário ter esse equipamento no município e o quanto ele ajuda a salvar vidas. Foi o primeiro uso da UTI neonatal, porém o veículo já foi utilizado várias vezes por adultos e crianças. Na noite de quarta-feira, por exemplo, ele foi utilizado na transferência de uma senhora infartada”, contou.

A UTI Móvel de Palmeira já foi utilizada oito vezes, sendo um atendimento utilizando o neonatal e os outros com os demais equipamentos. Vale ressaltar que o veículo é utilizado somente em situações de urgência e emergência, e não em casos cotidianos.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.