O triunfo de São João do Triunfo: chegar aos 130 anos progredindo
São João do Triunfo, pequeno, mas produtivo, município paranaense, comemora no dia 15 de fevereiro 130 anos de emancipação. A área territorial, com 719 km2, produz fumo em 9.400 hectares, soja em 5.500, milho em 1.900, feijão em 2.130, além de batata inglesa, trigo, uva, cevada, erva-mate, aveia. Está ali a maior produção de erva-mate orgânica do Brasil, em 2 mil hectares, pertencente a Triunfo do Brasil. Os produtos (são vários, entre chimarrão e chás) vão para países como os Estados Unidos e o Canadá.
As maiores criações são de galináceos, suínos, bovinos e ovinos. A produção de mel de abelhas é importante.
No parque industrial, além da Triunfo, estão empresas produzindo vinhos, madeiras, chimarrão, cerâmica, mármores, frigorífico.
História
Texto da Prefeitura
A região de São João do Triunfo começou a ser povoada em 1864. Tudo começou no momento em que João Nunes de Souza, que morava em São José dos Pinhais, planeja caçar a caminho dos sertões. Caçador aventureiro por dedicação, o sertanista João de Souza partiu de sua terra, percorreu o rio Iguaçu abaixo e margeou o rio da Vargem acima, até certo ponto.
A caça era farta, a mata era exuberante, as águas eram muito ricas e o solo era fértil e isso deixou encantado o desbravador João Nunes de Souza, o qual preferiu se estabelecer naquele lugar. Com ele partiu a família inteira, a qual encarou qualquer forma de perigo pertinente a uma tentativa desse tipo, porém, escaparam da morte. A região foi desbravada, sementes na terra foram lançadas, picadas foram abertas na mata e a maior propaganda dessa região foi possivelmente realizada.
Não tardou muito e um novo morador de Rio da Vargem, antigo nome do local, concedido por João Nunes, Antonio Dotes, o qual aí veio em 1867, chegou com demais pessoas, as quais juntas, não demoraram a constituir um diminuto povoado.
De grande religiosidade, a população local erigiu uma capela, onde entronizou-se a imagem de São João Batista. Construíram-se uma série de casas em torno da diminuta igreja, em terreno principalmente dado por quem fundou a comunidade. Não tardou muito e alterou-se o nome do povoado de Rio da Vargem para São João do Triunfo.