Obras ampliaram distribuição de água em Pitangueiras
(PREFEITURA DE PITANGUEIRAS)
Desde 2017, o abastecimento de água em Pitangueiras e Ibitiúva vem recebendo diversos investimentos que resultaram no aumento de 500 mil litros por hora na rede, resolvendo, por exemplo, a falta d’água em dezenas de bairros que sofriam com o problema há décadas. Somente este aumento representa uma cobertura de abastecimento de 30% da população do município, cerca de 2.300 famílias e uma média de 9 mil pessoas.
As ações da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e do Departamento Municipal de Água, incluem o aumento na pressão e no volume de produção de água dos poços, perfuração de novos, substituição de bombas antigas por equipamentos mais potentes, além de parcerias entre o município e empresas responsáveis por novos loteamentos implantados na cidade, para interligar os poços à rede de água.
Nos seis últimos anos, a Prefeitura perfurou cinco novos poços localizados nos seguintes bairros: Parque Industrial/Vila Romana (capacidade de 28 mil litros/hora), Santa Fé (35 mil litros/hora), Centro (160 mil litros/hora), Parque dos Ipês (80 mil litros/hora). E o mais recente, inaugurado neste ano, no Nova Pitangueiras, tem capacidade de 150 mil litros/hora, reservatório de 200 mil litros e atende os bairros Jd. Veneza, Jd. Santa Vitória, Cohab II, além do Nova Pitangueiras. Também foram construídos quatro novos reservatórios. Atualmente, o município conta com 15 poços em Pitangueiras e 2 no distrito de Ibitiúva.
Neste mês, o governo federal, por meio do Ministério das Cidades, anunciou investimento de R$ 55 milhões no município para obras de melhorias e ampliação do sistema de abastecimento de água, sistema de esgotamento sanitário e sistema de drenagem de águas pluviais urbanas.
Com este recurso, será feito a substituição total das redes antigas por novas, ampliação e otimização do abastecimento, nova reforma e otimização da ETA (Estação de Tratamento de Água), setorização da água, implantação de sistema moderno de controle de vazamento e perfuração de novos poços. Ibitiúva, por exemplo, ganhará um poço com capacidade de produzir 100 mil litros por hora e um reservatório de 800 mil litros.
Morada do Sol, Jardim Macedo e Jardim Bela Vista
Após décadas sofrendo interferências no abastecimento de água, os moradores dos bairros Morada do Sol, Jardim Macedo e Jardim Bela Vista tiveram o problema solucionado e agora têm água nas torneiras todos os dias, desde novembro de 2019.
Isso ocorreu graças a uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a empresa responsável pelo loteamento Parque dos Ipês, localizado na região desses três bairros. O poço desse loteamento foi interligado à rede, distribuindo 70 mil litros de água por hora.
Jardim Leone e Green Park
O poço do Jardim Leone, que abastece sete bairros de Pitangueiras, também passou por uma obra muito importante para aumentar sua capacidade de captação diária de água.
No local, foi feita a substituição total da bomba de captação por uma nova. Com a nova bomba de captação, o volume de água passou de 80 metros cúbicos por hora para 120, um aumento de 40 metros cúbicos de água por hora. Alguns dos bairros beneficiados foram: Jardim Santa Tereza, Jardim São João e Jardim São Benedito.
O poço do residencial Green Park também foi interligado à rede, adicionando 20 mil litros de água por hora. Esse poço beneficia, também, os moradores do bairro Pedro de Felício e Jardim Sumaré.
Reforma da ETA
O reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA) também passou por obra inédita em 2020. A parte interna do local foi totalmente renovada e a reservação de água ficou ainda melhor.
Foi feita a troca total do telhado, danificado após um forte vendaval ocorrido em 2012; a colocação total da geomembrana em toda extensão do reservatório, para proteção da água em relação ao solo; além de pintura e instalação de telas de proteção nas janelas em torno do local.
Outros reparos importantes também foram realizados, como a contenção de pontos de vazamento e de infiltração, troca de registros e colocação de guarda-corpo, estrutura de ferro na lateral do reservatório para aumentar a proteção dos funcionários que trabalham diariamente lá.
A obra também proporcionou o aumento na produção de água no poço que fica em frente a ETA. Ele passou a produzir 30 mil litros de água por hora a mais.
A ETA de Pitangueiras é responsável por 60% do abastecimento de água na cidade. A distribuição da água reservada na estação é feita principalmente para bairros da região central e adjacências.