Oliveiras e azeite de oliva em Ventania

O próximo dia 11 de maio vai marcar a passagem do 26º aniversário de Ventania, local que poderia ser cenário para o filme “O Morro dos Ventos Uivantes”. Encravado na beleza dos Campos Gerais, mas já na divisa com a paisagem do norte paranaense, o município é importante produtor de soja, milho, trigo, aveia, feijão, além de gado bovino, suíno e ovino, frangos, leite.

Ventania é considerado o maior sítio arqueológico do Paraná. Cerâmicas, pinturas rupestres, deixadas pelos índios, já saíram dali e muita coisa foi doada para museus.

Olivas

Encontra-se em Ventania a Fazenda Reunidas Luso que, entre outras coisas (como a cachaça Du Idálio, várias vezes premiada), tem uma plantação de oliveiras e está produzindo azeite de oliva que também leva a marca Du Idálio.

As árvores, depois de algumas experiências feitas pelo pioneiro, o português Idálio Cruz Inácio, se adaptaram muito bem na região, especialmente ao clima, já que necessitam de 200 a 300 horas de frio por ano, abaixo de 12 graus, para produzir bem. Já são 30 mil pés das variedades Koroneiki (grega) e Arbequina (espanhola).

E o azeite produzido em Ventania, conforme Idálio, “é o melhor do mundo, porque é puro e fresco, envasado em até 12 horas depois da colheita”.

Alguns mercados estão comercializando o azeite 100% paranaense, mas contatos podem ser feitos pelo fone 43) 3531-2200.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.