Ópera de Arame, 20 anos

Ópera de Arame, 20 anos
Foto – DIVULGAÇÃO

(da Redação)

Inaugurado em 1992 pelo arquiteto, prefeito e Governador Jaime Lerner, a Ópera de Arame é símbolo de Curitiba (juntamente com o Jardim Botânico e a Universidade Federal do Paraná).

Com estrutura tubular, teto transparente, tem capacidade para 1.572 espectadores. Está localizada em local paradisíaco, entre lagos, vegetação típica e cascatas, fazendo parte do Parque das Pedreiras, juntamente com o Espaço Cultural Paulo Leminski – cenário de grandes eventos desde 1989, podendo abrigar ao ar livre 20 mil pessoas. Na noite mágica de 4 de abril de 1993, na festa dos 300 anos de Curitiba, o local foi palco do concerto do tenor José Carreras, com a Orquestra Sinfônica Brasileira.

Projeto da Prefeitura

(texto da Prefeitura Municipal de Curitiba)

 A Prefeitura de Curitiba irá integrar os espaços da Ópera de Arame, da Pedreira Paulo Leminski, ícones de Curitiba idealizados por Jaime Lerner, ao Farol das Cidades, na divisa do São Lourenço com o Pilarzinho. O novo complexo gerador de cultura, a ser estruturado no hoje denominado Parque das Pedreiras, receberá o nome de “Parque Jaime Lerner” e contará com um memorial em homenagem ao maior urbanista curitibano.

“Nosso Farol das Cidades passará a ser também um difusor das ideias e obras de Jaime Lerner. Uma obra projetada na minha primeira gestão e entregue, em 1995, na presença do secretário-geral do Habitat II, Wally N’Dow, durante a Conferência das Nações Unidas para Assentamentos Humanos em Curitiba, em presença do presidente do BID, Enrique Iglesias, e de Jorge Wilheim. Uma biblioteca dedicada ao nosso querido urbanista, ex-prefeito e ex-governador para inspirar os curitibanos do presente e do futuro”, disse o prefeito Rafael Greca.

O anteprojeto do memorial Jaime Lerner será desenvolvido em conjunto por equipes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).

“Curitiba irá honrar para sempre o nome de Jaime Lerner, merecedor de nosso mais profundo respeito. Aquele que transformou uma pedreira, uma cicatriz urbana, em um palco para difusão e democratização cultural, terá a sua memória lembrada e cultuada junto às suas obras”, completou Greca.

Vale da Música

Vale da Música na Ópera de Arame é um projeto inédito no país. Um palco flutuante no lago do teatro recebe música ao vivo instrumental durante o dia, de terça a domingo, das 10h às 18h. A estreia do projeto foi em 21 de setembro de 2018.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.