Palacete Tigre Royal em Curitiba: uma bela vista que chegou em 1916

Palacete Tigre Royal em Curitiba: uma bela vista que chegou em 1916
FOTO – VICTOR GREIN NETO

(da Redação)

Um dos mais belos edifícios de Curitiba é o Palacete Tigre Royal. Localizado na Praça Generoso Marques, perto do Paço da Liberdade, foi construído em 1916 pela família Fatuch. O andar superior servia de residência à família, enquanto a parte inferior abrigava lojas comerciais.

Já estiveram por ali o Cinema Parisiense, a loja Hermes Macedo, a empresa Hoepcke, a Casa Sade.

Em estilo eclético, tem a fachada finamente decorada.

E como seria Curitiba em 1916, há quase 100 anos? Naquele ano, disputou-se a 2ª. edição do campeonato paranaense de futebol. Houve uma briga entre as equipes por causa da decisão relacionada à 1ª. edição e os times se dividiram em duas ligas. Por uma, estavam o Paraná Sport Club, o Coritiba, Reco Reco, América, Rio Branco de Paranaguá, Savóia e Espartano. Pela outra, Bela Vista, Britânia, Americano, International, América de Paranaguá e Pinheiros. Por fim, decidiu-se que os campeões de cada liga disputassem o título estadual. Foi então que o Coritiba ganhou do Britânia, conseguindo o seu 1º título da História.

Naquele ano de 1916, o da inauguração do Palacete Tigre Royal, era inaugurado na parte térrea do edifício o Cinema Parisiense. Entre os filmes exibidos na época, sobressaiam os de Charlie Chaplin (A Loja de Penhores, The Rink, Carlitos no Estúdio, O Vagabundo), mas também títulos como Baby Doll, Oliver Twist, Davy Crockett, Macbeth, O Conde. Entre os nacionais, O Guarani, Lucíola, A Viuvinha.

Além do Tigre Royal, era inaugurada a sede da Prefeitura, hoje Paço da Liberdade.

Ainda em 1916 destaca-se a visita ao Estado (Foz do Iguaçu) e a Curitiba de Santos Dumont.

Curitiba tinha cerca de 70 mil habitantes.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.