Palmeira revitaliza praça onde começou a cidade, há 204 anos
(da Redação, com informes da Prefeitura de Palmeira – Renata Antunes)
A Prefeitura de Palmeira assinou a ordem de serviço para o início das obras de revitalização da Praça Marechal Floriano Peixoto, conhecida como Praça da Matriz (que deu origem à cidade, há 204 anos), e da Praça Luiz Cavalheiro, localizada no bairro Rocio I. A empresa vencedora da licitação foi a Hammer Construções e Incorporações Ltda. A obra da Praça da Matriz tem orçamento previsto de R$ 442.136,94 e prazo de 60 dias para conclusão, enquanto a Praça do Rocio I tem orçamento previsto de R$ 500.785,56 e prazo de conclusão estimado em 120 dias.
O projeto para a Praça Marechal Floriano Peixoto inclui a substituição do mobiliário urbano, a renovação e limpeza da pedra portuguesa da calçada, a colocação de novas palmeiras e, principalmente, a recuperação do chafariz, um importante marco da história da cidade. Além disso, a praça terá elementos em homenagem à história de Palmeira e árvores digitais para atender às necessidades da população. O Boulevard também permitirá novamente o acesso de veículos, conforme decidido nas audiências públicas realizadas, possibilitando que a população circule pela praça com automóveis.
Na Praça Luiz Cavalheiro, está prevista a instalação de novos mobiliários urbanos, vegetação, iluminação, rampas de acessibilidade e uma fonte com a imagem de Nossa Senhora do Rocio. Além disso, será criado um espaço de jogos de mesa, como xadrez e dama, para atender à comunidade local.
Essas obras de revitalização são importantes para resgatar e valorizar o patrimônio histórico e cultural de Palmeira, proporcionando espaços públicos mais agradáveis, acessíveis e funcionais para a população. A assinatura da ordem de serviço é um passo importante para o início dessas melhorias, que certamente contribuirão para o bem-estar e qualidade de vida dos moradores e visitantes da cidade.