Paraná deve produzir 170 mil toneladas de carne de peixe

Paraná deve produzir 170 mil toneladas de carne de peixe

O Paraná é líder na produção nacional de pescados em cativeiros, graças à disponibilidade de extensas áreas de lâminas de água límpida, ao apoio do Governo do Estado (via Emater),ao incremento da produção industrial através das cooperativas Copacol, Copisces e C-Vale e ao fomento de novas tecnologias, inclusive com participação de universidades (a Unioeste mantem inclusive um curso de Engenharia de Pesca). O Paraná é líder e com produção crescente. Conforme o Deral – Departamento de Economia Rural – , a expectativa é que seja atingida em 2019 a marca de 170 mil toneladas de carne de peixe, um aumento de 20%. O incremento vem sendo alavancado pela tilápia, que representa 80% do volume total do Estado.

Essa previsão é otimista. “Se baseia principalmente no incentivo ao consumo de peixe e também à entrada de novas indústrias no segmento, aumentando a oferta e visibilidade do produto para o consumidor”, aponta o analista de piscicultura do Deral, Edmar Gervásio.Destaque-se que a partir de 2020 a carne de peixe será acrescentada à merenda escolar.

 Produtividade

O forte crescimento do setor decorre do incremento na produtividade. “Passou de 4 a 6 toneladas por hectare para uma média em torno de 15-20 ton/ha, chegando a 35-50 ton/ha por ciclo em algumas propriedades em viveiros de terra”, aponta o coordenador regional de aquicultura da Emater de Toledo, Gelson Hein. Isso se deve a ações como aeração mecânica, alimentadores automáticos, biorremediadores, melhoria da genética dos peixes e melhoria da qualidade das rações fornecidas.  Em Rolândia, está a maior empresa fornecedora de alevinos do Brasil, que é a Aquabel.Os maiores produtores de tilápia do Paraná estão na região Oeste (quase 70%) e Norte do Paraná (30%). No Norte, um grande produtor está em Alvorada do Sul: é a Estância Alvorada, que aproveita as águas da represa de Capivara, com um projeto para 1.200 tanques-rede.

Maior planta frigorífica

No final de 2018, com a presença inclusive do então presidente Michel Temer, foi inaugurada em Palotina a maior planta frigorífica de abate de peixes do Brasil, empreendimento da cooperativa C. Vale. Quando estiver em pleno funcionamento, a capacidade chegará a 600 mil toneladas por dia, beneficiando cerca de 300 produtores.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.