Participantes da 7ª Rota das Catedrais terão benção do ciclista

Os cerca de 1,5 mil ciclistas participantes da 7ª Rota das Catedrais, no dia 24 de maio, terão mais um motivo para contemplarem a capela Sagrada Família, localizada na Estrada Alegre, km 14, no Patrimônio Belém, em Mandaguari. Ela é uma das sete igrejinhas que compõem o trajeto entre a Catedral de Londrina e a Catedral de Maringá, respectivamente a largada e a chegada do percurso de 120 km da Rota das Catedrais.
O local, que compõem uma das mais belas paisagens do caminho, já é ponto obrigatório para contemplação e hidratação. Para chegar até lá, as subidas são desafiadoras, mas a paisagem é de tirar o fôlego e representa literalmente um ponto de luz no meio do caminho. Nesta edição, os participantes receberão a benção do ciclista entre 10 e 12 horas, período de maior fluxo dos atletas pelo local. “Temos uma grande expectativa com este momento”, afirmou Nilton Botti, coordenador da capela.
A Sagrada Família foi construída em 1964 e é um belo monumento que remonta aos tempos áureos do café na região, com centenas de famílias frequentando as missas e eventos paroquianos. Segundo relatos locais, as missas dominicais chegavam a ter mais de 500 fiéis entre as décadas de 60 e 70. Recentemente, a Capela Sagrada Família foi restaurada pela comunidade local e voltou a abrigar eventos paroquianos.
“A Rota das Catedrais é um percurso inovador no Brasil e queremos customizá-lo, cada vez mais, com o propósito de oferecer aos participantes a experiência de conhecerem e vivenciarem paisagens únicas que levem à reflexão, à renovação da fé e à superação dos desafios. A realização da benção ao longo do trajeto é uma novidade que favorece a união, a confiança em si mesmo e o propósito de continuar sempre em frente”, afirmou Peterson Oliveira, organizador da Rota das Catedrais.
A 7ª Rota das Catedrais conta com apoio do da Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).
Recebimento dos atletas na praça da Catedral de Maringá
A Rota das Catedrais deste ano volta a ser finalizada na praça central da Catedral de Maringá. No ano passado, devido às obras no eixo monumental da cidade, o recebimento dos atletas foi realizado em outra área do município. Em uma grande arena, os participantes e a comunidade terão acesso à praça de alimentação com diferentes opções gastronômicas, espaço chopp, espaço kids com atividades gratuitas e estrutura física com banheiros químicos e ambulatório.
“A Rota das Catedrais é mais que um evento esportivo — é uma vivência transformadora. Os participantes enfrentam o desafio do trajeto não para competir, mas para se conectar com o caminho, com as pessoas e com si mesmos. O evento promove valores como perseverança, amizade, respeito ao próximo e amor pela natureza. Tudo isso em um ambiente de confraternização que valoriza o coletivo acima da vitória individual”, destacou Andréia Avancini, gerente de controle de feiras da Secretaria de Trabalho Renda e Agricultura Familiar de Maringá.