Pato Branco: teu nome é Tecnologia, Agronegócio,Indústria, Educação

Texto da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Pato Branco, na região Sudoeste do Paraná, é um Município que adotou a inovação e o empreendedorismo para se desenvolver. Com mais de 81 mil habitantes, a cidade está próxima da divisa com Santa Catarina e cerca de 100 quilômetros da Argentina, numa posição estratégica no Mercosul.

Destaque para o polo regional de Educação, pois o município tem mais de 90 cursos superiores. Outros atrativos são os setores de comércio, serviços, agronegócios e a área industrial, principalmente os ramos metal-mecânico, tecnológico e moveleiro. São cerca de 100 indústrias de softwares, de aparelhos e componentes eletrônicos, que somam-se às ações de universidades locais e da municipalidade, o que garante que a cidade tenha um Parque Tecnológico instalado e reconhecido em nível nacional. Esses e outros diferenciais garantem a Pato Branco a liderança no Estado em geração de emprego e renda.

Quem vive em Pato Branco, conta com tablets e oficinas de robótica nas escolas municipais, Internet livre e árvore digital na praça central, câmeras de vigilância, limpeza pública modernizada, prontuário eletrônico em toda rede da Secretaria Municipal de Saúde, além de programas de inclusão digital, como o Escola Pato Branco Digital.

Destaque, ainda, para os espaços de esporte e lazer revitalizados, situados de forma descentralizada nos bairros da cidade, que dispõem de infraestrutura e praças modernas, prontas para receber as famílias. Outro exemplo é o Parque do Alvorecer, que dispõe de mais de 1 milhão de metros quadrados de área de conservação ambiental e oportuniza o contato com a natureza. No Largo da Liberdade e na Praça Presidente Vargas, a população de Pato Branco e região tem atrativos pontos de encontro e diversas opções voltadas à qualidade de vida.

Como reflexo, Pato Branco é uma das cidades mais desenvolvidas do país. A cidade ocupa o 4º lugar do Paraná no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), com destaque para a Saúde, Educação e geração de emprego e renda. Entre os 5.571 municípios brasileiros, Pato Branco assume a 19ª posição no País, liderando na região Sudoeste do Paraná – desde 2013, o município subiu 32 posições no ranking nacional.

Além disso, o Município é reconhecido hoje como Cidade Digital pela Rede Cidades Digitais, assim como a 5ª cidade mais inteligente do Brasil segundo a Revista Exame, em estudo divulgado em 2017 e que considerou cidades com até 100 mil habitantes. Já no ranking geral da Revista IstoÉ, que relaciona as melhores cidades de médio porte do Brasil, Pato Branco está na 25ª posição. Em 2016, a cidade foi destaque na revista britânica The Economist.

Já em 2017, um novo estudo divulgado pela Exame apontou Pato Branco como a 11ª melhor cidade para envelhecer no País e a 1ª no Paraná, devido as ações voltadas à qualidade de vida da terceira idade, considerando cidades brasileiras de pequeno e médio porte. Outro estudo divulgado pela Exame, também em 2017, destacou Pato Branco como a 11ª melhor saúde do Brasil, liderando no Paraná.

Destaque ainda para a Rede Municipal de Educação, que atingiu a média de 7.5 no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) em 2017. Com o resultado, Pato Branco está em 1º lugar no Ideb no Estado do Paraná, considerando as cidades de médio porte, que possuem entre 50 mil e 100 mil habitantes.

E o que falar do Natal de Pato Branco, um dos maiores eventos natalinos do Sul do Brasil? Pato Branco conta hoje com o maior desfile de Natal do Paraná –  que a cada edição recebe milhares de pessoas que vêm prestigiar as atrações da programação natalina da cidade.

Destaque ainda para a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação – INVENTUM, que reuniu mais de 110 mil visitantes em 2017, quando recebeu a primeira experiência tecnológica realizada pelo Instituto Campus Party em uma cidade interiorana, a Campus Weekend Pato Branco. A cidade possui, também, outras feiras setoriais, como a Casa e Construção e a Exporural, que diversificam o calendário de eventos, que tem ainda Expopato como vitrine do comércio e do agronegócio local e regional.

Dentro desse contexto de pleno e contínuo desenvolvimento, destaque também para a hospitalidade e carinho dos pato-branquenses.

Aqui, você será muito bem-vindo e, com a operação dos voos regulares, no Aeroporto Municipal Juvenal Cardoso, agora está ainda fácil para você visitar a nossa cidade, pois estamos conectados com o Mundo.

Esses são alguns dos motivos que permitem que Pato Branco possa sonhar e realizar – afinal, eis uma cidade que pode e merece avançar (muito mais). Ah, e claro, uma cidade que você merece conhecer.

Produção

Além das fortes indústrias, Pato Branco tem na agropecuária forte motivo para o desenvolvimento econômico e social. Conforme o Ipardes, na área territorial de 537 km2 são plantados 28.200 hectares de soja, 7.000 de trigo, 12.500 de feijão, 6.350 de milho, além de outras culturas como aveia, mandioca, pêssego, laranja, erva-mate, tangerina, uva.

O município foi criado no dia 14 de dezembro de 1952, desmembrado de Clevelândia e, portanto, está comemorando 67 anos de emancipação política e administrativa.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.