Pesca ao Pacu foi no sistema pesque e solte para preservar as espécies nos rios

Pesca ao Pacu foi no sistema pesque e solte para preservar as espécies nos rios
Foto: o Porto Camargo com suas praias de areia branca - DIVULGAÇÃO (PMPC)

(DA REDAÇÃO, com informes da Prefeitura de Icaraíma)

Após dois anos sem a realização em função da disseminação da pandemia do Covid-19 em todo o Brasil e no mundo, a 29ª edição da Festa do Pacu voltou a ser realizada e foi uma das melhores dos últimos tempos. Às margens do Rio Paraná, no Porto Camargo, foi a primeira vez, também, que foi adotado o sistema pesque e solte, visando a preservação das espécies nos rios.

Com isso, foram adotadas algumas medidas de controle e conferência do pescado. O competidor mediu o peixe com uma régua oficial, fazendo um vídeo do exemplar pescado e enviando o arquivo para a comissão que fazia a divulgaçãr simultaneamente no telão. Após a gravação do vídeo a comissão aconselhava o pescador esportivo que devolvesse o exemplar para as águas do Rio Paraná.

A Festa começou com a apresentação do DJ Vagner. No sábado o embalo foi por conta da Banda TCHÊ GAROTOS. No domingo, aconteceu a rota de ciclismo organizada pelo MTB-ICARAÍMA com um percurso de 40 km. Na sequência foi dada a largada aos pescadores esportivos. As duplas que participaram da largada concorreram ao sorteio de 2 barcos. 3 barcos, 01 motor e uma carretinha foram sorteados para os demais participantes que compraram a cartela.

Atrações

(texto da Retur – Turismo Regional)

O principal atrativo dos turistas que visitam Porto Camargo é a prainha do Meião; no entanto, a região oferece diversos atrativos: passeios de barcos e lanchas em torno do Parque Nacional de Ilha Grande; portos e praias, passeios de contemplação de animais silvestres e as diversas espécies de aves da região. Podem conhecer locais históricos, monumentos; e o famoso Paredão das Araras.

A pesca esportiva é outra atividade que vem ganhando espaço em Porto Camargo; até recentemente a grande maioria dos turistas que vinham a Porto Camargo praticavam a pesca predatória; principalmente os pescadores dos municípios da região. No entanto, com migração de pescadores de locais e estados conscientes da importância da preservação das espécies, a pesca esportiva cresceu.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.