Pinhão: grande extensão e imensas belezas
APÓS A TEMPESTADE DO CORONAVÍRUS, UM ARCO-ÍRIS COM POTES DE OURO
É tempo de pinhão (ótimo para essa quarentena), mas, infelizmente, não de Pinhão. Pinhão com P maiúsculo, a cidade maiúscula do Paraná, maiúscula na área territorial (2.004 km2), maiúscula na altitude (1.041 metros acima do nível do mar), maiúscula pelas muitas belezas naturais, maiúscula pelas produções agropecuárias. Vamos ter que esperar que esse terrível covid-19 passe para a gente poder se espalhar por aí, Pinhão no circuito.
Não é a toa que está lá o Faxinal do Céu, o paraíso tão perto. Vila residencial da Copel, dentro do complexo da Usina Governador Bento Munhoz da Rocha Neto (Usina Foz do Areia), é exemplo de paisagismo, com estrutura de residências, escola, o Jardim Botânico e o Centro de Eventos (onde funcionava a Universidade do Professor no tempo do Governador Jaime Lerner). O Jardim Botânico abriga uma reserva de vegetação nativa dominada pelo Pinheiro-do-Paraná. Associada às araucárias, estão presentes várias espécies arbóreas que tiveram grande importância econômica na história do Paraná, como a Imbuia e a erva-mate, além de outras centenas de espécies que completam a paisagem.
Lembra da música Chalana? Oh chalana sem querer, tu aumentas minha dor… Pois em Pinhão (com P maiúsculo) é possível fazer um desses passeios. É só ir na Pousada do Jaime. Mas tem outras pousadas, como do Paiol e do Madruga.
O município é banhado pelas águas da represa da Usina Foz do Areia , rio Iguaçu, o que significa dizer que tem pescarias e esportes náuticos. Em suas margens está a Área de Lazer Municipal, com quiosques com churrasqueiras, salão para eventos, quadra de areia, banheiros.
A Usina é a maior da Copel, com capacidade de 1.676 MW de potência. A barragem tem 160 metros de altura e 828 de comprimento.
Outros rios passam por Pinhão: de Areia e Jordão (onde tem outra Usina Hidrelétrica da Copel, a Santa Clara, com 120 MW de potência).
Pinhão comemora 55 anos de emancipação (desmembrado de Guarapuava) neste ano.
P de Produção
Pinhão, até pela sua extensão territorial, é um dos maiores produtores agropecuários do Paraná. Conforme o Ipardes, são 37.400 hectares plantados com soja, 7.600 com milho, 6.450 com cevada, 4.700 com trigo, 2.310 com feijão, 1.600 com batata inglesa, 1.350 com aveia, 520 com erva-mate, além de outras culturas como arroz, fumo, triticale, mandioca, centeio, uva. São importantes as criações de bovinos, eqüinos, galinhas, suínos e ovinos. A produção leiteiras é também das maiores do Estado.