Pinturas do pontagrossense Marcelo Schimaneski
O artista plástico Marcelo Schimaneski, natural de Ponta Grossa, está expondo algumas de suas obras na nova Unidade Cultural do Ponto Azul. São 21 telas do pintor que começou a praticar a arte para fortalecer os braços e mãos após sofrer um acidente que o deixou tetraplégico. Marcelo teve que ser criativo, criando uma técnica própria para pintar os quadros que retratam momentos do cotidiano em paisagens paranaenses.
O pintor captura momentos do cotidiano, com muito movimento e várias tarefas sendo executadas ao mesmo tempo, dando dinamismo para as obras, premiadas e reconhecidas no mundo da Arte Naif.
Trata-se de um estilo caracterizado pela liberdade artística. Seus autores são considerados autodidatas e seguem seu próprio estilo de representação artística. “Naif”, em Francês, significa “algo ingênuo ou inocente”.
Schimaneski, hoje, aos 54 anos, chega a 34 anos de atuação na área das Artes Visuais, tendo pintado mais de 400 telas que estão espalhadas pelo mundo. Por seu trabalho e trajetória, conquistou muitos prêmios e reconhecimento dentro e fora do país.