Placentas viram obras de arte e belas lembranças em São José dos Pinhais

Placentas viram obras de arte e belas lembranças em São José dos Pinhais
Fotos – DIVULGAÇÃO

(da Redação, com texto da Prefeitura de São José dos Pinhais)

Uma obra de arte, um gesto de amor, uma lembrança. É o que está fazendo o Hospital e Maternidade São José dos Pinhais, transformando placentas em ilustrações artísticas para os pais.

Após o parto, os familiares são presenteados com a árvore da vida que é realizada com uma técnica especial. O belo gesto eterniza o momento em forma de arte, emociona as gestantes que podem ver onde seu bebê morou por tanto tempo.

Eis o que diz a respeito a Assessoria de Comunicação da Prefeitura são-joseense:

“A gestação é um doce momento de espera para a chegada de um filho que será muito amado em sua família. Durante este período, a grande responsável por cuidar das trocas de oxigênio e sangue entre mãe e feto, carregar anticorpos e ser fonte de nutrientes, é a placenta. Meio essencial para que o bebê venha ao mundo com saúde, a placenta também é chamada de árvore da vida, por ser importante para o desenvolvimento desse pequeno ser. A Maternidade São José dos Pinhais tem como objetivo fazer com que a chegada de um bebê ao mundo seja única para os seus pais e resolveram eternizar esse momento em forma de arte.

Durante o parto, seja ele natural ou cesariana, a placenta é eliminada, mas pode ser utilizada no desenvolvimento de uma lembrança totalmente original, uma forma de carinho com a família. Inspirada pela ideia, já colocada em prática em diversos hospitais do país, a equipe do Hospital e Maternidade São José dos Pinhais (HMSJP) presenteia, após o parto, os familiares com a chamada “árvore da vida”, iniciativa que caiu nas graças das gestantes.

A responsável por essa ideia no município se chama Queren, é técnica de enfermagem e servidora pública de São José dos Pinhais. Atua no Centro Obstétrico (CO), junto com as servidoras Vanessa e Juceli de Castro, que também realizam essa técnica. A equipe, mamães e papais ficaram apaixonados pela ação.

“Desde que entrei na área da saúde pratico a empatia. Logo que entrei no CO já sabia que a palavra sofrimento era muito falada naquele ambiente, pensei em algo pra tentar amenizar essa situação, o trabalho de parto, seja cesária ou normal, é sofrido e somente com ações podemos amenizar um pouco. Quando vi a enfermeira Carla Mascarenhas fazendo a árvore da vida foi amor a primeira vista, comecei então a fazer também. A reação das mães é incrível, algumas se emocionam e outras ficam espantadas por saber que seus filhos moraram ali por nove meses. O que me motiva a continuar ilustrando a vida é o choro de alivio da mãe que passou horas em trabalho de parto, e o choro dos bebezinhos quando chegam a esse mundo”, disse Queren.

O nascimento é maravilhoso, é a realização, a mudança familiar. “O que pudermos fazer para deixar esse momento ainda melhor, com certeza iremos fazer”, afirmou a secretária de Saúde, Giuvana Casagrande.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.