Ponta Grossa tem agora a Unidade Cultural do Ponto Azul

(Da redação)

Desde o dia 24 de agosto está funcionando a nova Unidade Cultural do Ponto Azul com 4 salas de exposições e ateliê. No espaço passam a acontecer encontros de artistas, feiras, mostras, oficinas e cursos. Além das estruturas destinadas à criação e exposições, o imóvel conta com 2 painéis comemorativos dos artistas Douglas Mayer e Francalacci, que foram mantidos e revitalizados. Durante o ato de entrega da obra, a prefeita Elizabeth Schmidt disse que “essa nova unidade cultural fortalece ainda mais o setor da cultura na nossa cidade e tenho certeza será um espaço de encontro, de criação e de arte acessível para todos os artistas e nossa população”, declara.

Segundo o presidente da FMC, Alberto Portugal, todo o espaço foi revitalizado.

“Para abrigar essa nova unidade foram feitas adequações em todo o prédio, que ganhou uma nova rede elétrica, pintura e iluminação para receber exposições individuais e coletivas de artistas locais e convidados. Além disso, também teremos encontros e outras atividades a fim de fomentar ainda mais o crescimento e a diversidade da nossa cultura local”, ressalta Portugal.

Além de buscar oferecer um espaço destinado à Cultura, o Município também buscou garantir a acessibilidade do local.  “Toda a reforma foi realizada em cerca de 45 dias e buscamos, além  da recuperação das instalações, privilegiar a acessibilidade de visitantes e artistas, bem como seu acolhimento”, explica a  Diretora do Departamento de Patrimônio Cultural da FMC, Brenda Ferreira.

Ponto Azul

Local histórico de Ponta Grossa, icônico, o Ponto Azul, uma edificação de 2 pavimentos, era local de embarque e desembarque dos ônibus coletivos urbanos da cidade e teve origem na década de 1950. Também funcionavam ali lanchonete, bombonière e engraxataria, entre outros serviços.

Em volta do prédio, uma marquise abrigava os passageiros que esperavam ou desciam dos coletivos

Na década de 1970 o local foi demolido, permanecendo somente na memória afetiva das pessoas, que sempre se referem ao local como Ponto Azul.

Por isso, em 2004, foi inaugurado no mesmo local o Memorial Ponto Azul, que entre outras coisas, possui um painel que resgata a identidade local em 1958, como ponto de encontro da comunidade princesina, preservando assim um importante referencial da história de Ponta Grossa.

Na frente, durante muitos anos funcionou o Cine Império, também de saudosa lembrança para os princesinos.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.