Ponta Grossa vai tombar imóveis da década de 1920

No dia 03 de fevereiro, a Fundação Municipal de Cultura realiza a Sessão Pública de Tombamento do conjunto arquitetônico da rua XV de novembro, que inclui uma série de imóveis históricos existentes no local. O evento será realizado às 20h em frente ao Cine-Teatro Ópera.

Será a primeira vez em que todo um conjunto de imóveis de urbano passa por esse processo em Ponta Grossa. Serão tombados cinco edifícios no estilo Art-Decó, característico dos anos 1920, que fazem parte da paisagem, memória e identidade local. “Trata-se de um conjunto de imóveis de grande importância para a história de Ponta Grossa, mas que se isolados não têm a mesma representatividade”, afirma Alberto Portugal, diretor do Departamento de Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura.

Os proprietários já foram notificados e estão dentro do prazo para pedir a impugnação, que deve ser analisada até o dia 27 de janeiro, sete dias antes da sessão. “Se o proprietário de um imóvel solicitar a remoção do bem do inventário de bens materiais, o COMPAC deve avaliar e deliberar. Caso o conselho opte por não remover do inventário, o Departamento tem 120 dias para realizar o tombamento preliminar”, explica Alberto.

Nominada em 1920, a rua XV de novembro foi palco de importantes eventos políticos e sociais na história da cidade. Os imóveis que serão tombados ficam na quadra entre as ruas Sant’anna e Augusto Ribas.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.