Porco na mandioca, para os 65 anos de Araruna
A 5ª. Festa do Porco na Mandioca, prato típico ararunense, vai ser a grande atração do programa comemorativo dos 65 anos de emancipação política e administrativa de Araruna. Será realizado no Salão Paroquial a partir das 11h30 do dia 1 de dezembro e é organizada pela Prefeitura, com o apoio da Câmara de vereadores e Rotary Club.
Os festejos, porém, começam no dia 29 às 21h30 com show com talentos locais. No dia 30, as 22h30, show com a banda D3 Acustico. No dia 1, além do almoço, teremos as 21 hs show com a banda Tradição. Em todos os dias haverá Praça de Alimentação, Parque de Diversões e a realização do 1º Forum do Microempreendedor Individual de Araruna.
Araruna tornou-se município pela lei 3 de 26 de novembro de 1954, desmembrado de Peabiru.
O prefeito atual é Leandro Cesar de Oliveira. O vice é Romildo Joaquim Souza.
História
Texto da Prefeitura
No início Araruna era conhecida como “Caminho de Peabiru” que segundo Romário Martins, era uma via de comunicação pré-colombiana. Por esse caminho, transitam, no século XVI, numerosas pessoas e expedições. Pioneiros acompanhados das suas respectivas famílias se instalaram à margem da estrada da bioadeira que conduzia ao Porto de São José e ao estado de Mato Grosso, que era um caminho inicial da antiga histórica e pequena estrada de São Tomé. Tendo observado através da Inspetoria de Terras do Departamento de Geografia, Terras e Colonização do Estado, que o povoado estava progredindo e que deveria ter obras de urbanização. Neste contexto, Sady Silva, em seu plano de urbanização, batizou em 1951, o povoado com o nome de Araruna. No ano seguinte, o povoado iniciou a cultura de café, de algodão, de arroz e de todos os produtos agrícolas propícios ao clima local. Araruna foi elevada então a Distrito, e sua Sede, à categoria de Vila, em 1952, como Unidade Administrativa de Peabiru. Em 1954, pela Lei n. 3, de 26 de Novembro, passou à categoria de Município, sendo instalado em 18 de novembro de 1955. A instalação oficial ocorreu em 29 de Novembro de 1955.
Produção
Araruna tem uma área territorial de 494,020 km2 e, conforme o Ipardes, planta soja em 26.500 hectares, milho em 3.050, mandioca em 3.400, trigo em 600, café em 150, aveia em 300 cana-de-açúcar em 700. As maiores criações, pela ordem, são de aves, bovinos, suínos e ovinos. Produtos de origem animal expressivos: casulos do bicho da seda, leite e mel de abelha.
O parque industrial é forte, lembrando que estão sediados ali os complexos de duas gigantes nacionais, que são a Pinduca Alimentos (derivados de mandioca) e a A.J.Rorato (gabinetes para cozinhas, banheiro e tanques para lavanderias). A cidade aglutina também indústrias que fabricam máquinas para a produção de espumas para colchões. Tem ainda empresas madeireiras, de móveis e estofados, metalurgia.
Padroeiro
O padroeiro do município é Santo Antonio, A igreja matriz de Santo Antonio é local de festas consagradas ao santo, em Junho.