Porto Amazonas, à sombra do rio Iguaçu, comemora 72 anos

Porto Amazonas, à sombra do rio Iguaçu, comemora 72 anos
Foto – DIVULGAÇÃO (Portonave)

Houve um período da história paranaense que Porto Amazonas era passagem de barcos que, pelo rio Iguaçu navegável, transportavam passageiros e erva-mate para exportação. Foi o período áureo da erva-mate paranaense. O município, atualmente, é considerado o segundo maior produtor de maçãs do Estado.

A história portoamazonense é longa, antiga, mas a modernidade começou com sua emancipação política e administrativa, ocorrida a 9 de outubro de 1947 em virtude da Lei 02, com o desmembramento de Palmeira.

A cidade comemora, pois, no dia 9 de outubro, 72 anos. O prefeito atual é Antonio Altair Polato.

Conforme dados do Ipardes, o município colhe soja em 6.500 hectares, milho em 1.100, feijão em 570, maçã em 160. É uma das poucas localidades onde o número de bovinos supera o de aves (mais que o dobro). A produção leiteira é muito expressiva.

Atrações

Além das maçãs, que merecem uma festa anual, Porto Amazonas tem na pesca em locais do rio Iguaçu uma grande atração. Alguns pescadores experientes até indicam um local para lambaris, acarás, jacundás, sacangas, carpas, traíras: fica na estrada da Lapa.

Outra bela atração – arquitetônica – é a ponte dos arcos sobre o rio Iguaçu, na divisa com a Lapa.

Outra, ainda, é o salto de Caiacanga, onde foi construída uma das primeiras usinas hidrelétricas do Paraná.  

História

Secretaria da Educação

No final do século XVIII e início do século XIX, Porto Amazonas foi passagem das tropas vindas da região sul, o local era chamado de Caiacanga. No final da década de 1870, o Senhor Amazonas de Araújo Marcondes organizou uma empresa de transporte fluvial, a qual foi a primeira a cortar as águas do Rio Iguaçu. O Coronel tornou-se um semeador de progresso do vale do Rio Iguaçu e fundador de várias cidades, assim como Porto Amazonas.

Paralelamente a navegação, que estava crescendo em ritmo acelerado, surgia à ferrovia que encurtava os caminhos e facilitava a comunicação com outras localidades.

Porto Amazonas hoje é conhecida como a Terra da Maçã, pois é o 2º maior produtor do Estado do Paraná, proporcionando muitas divisas ao município. Também há 18 anos acontece a tradicional Festa da Maçã, que é um evento que atrai visitantes de diversas regiões

 A 10 de outubro de 1947, em virtude da Lei nº. 02, Porto Amazonas foi elevado à categoria de município e instalado oficialmente a 09 de novembro do mesmo ano, desmembrado de Palmeira.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.