Porto de Itajaí recebe décima sexta atracação da montadora General Motors

Porto de Itajaí recebe décima sexta  atracação da montadora General Motors

Neste sábado, 16 de março, o Porto de Itajaí recebeu sua décima sexta embarcação com 1136 veículos a bordo do navio GENERAL SAN MARTIN, importados da montadora General Motors (GM-Chevrolet).

De bandeira liberiana, o navio possui 176 metros de comprimento por 32 de boca (largura), e pertence ao Armador Maruba. A embarcação partiu do Porto de Zarate na Argentina e esta é a primeira vez que o navio GENERAL SAN MARTIN atraca no Porto de Itajaí.

Nesta operação somente veículos do modelo CRUZE foram desembarcados somando o total de cargas de 1.460.967,00 quilos. A embarcação atracou às 09:30 horas de sábado no berço 3 (porto público), e foi operado pela APM Terminals (empesa arrendatária do Porto de Itajaí), utilizando-se do recinto alfandegado do porto público.

De acordo com informações da Gerência de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí, as operações foram programadas para acontecer durante o sábado nos períodos vespertino e noturno. Cerca de 80 a 100 veículos foram movimentados por hora e o término das operações aconteceu às 02:00 horas de domingo, 17 de março, seguindo roteiro marítimo para o Porto de Rio de Janeiro (RJ).

A primeira atracação “teste” aconteceu em 09 de junho, quando foram desembarcados 500 veículos do modelo Cruise a bordo do navio de bandeira do Panamá, APOLLON HIGHWAY. Com a atracação deste sábado, a décima sexta, o somatório total até agora é de 18.694 veículos importados da montadora General Motors/Chevrolet.

Esse tipo de movimentação em portos é conhecido pelo sistema ROLL ON ROLL OFF – quando os veículos são conduzidos para fora do navio e encaminhados para uma área primária do porto. Como praxe, os veículos descem por uma rampa sendo conduzidos ao Armazém 03 onde recebem vistoria por parte de profissionais da Gerência de Operação Portuária. Após o período de vistorias, os veículos são direcionados para uma nova área de apoio logístico locado pela APM Terminals – empresa arrendatária do Porto de Itajaí.

No novo local, os veículos são carregados para as “Cegonheiras” e por fim, transportados aos seus locais de destino. Depois de passarem pelo serviço de nacionalização tem destino programado para as regiões Sul e Sudeste do país.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.