Porto de Itajaí recebe terceiro “teste” de desembarque de veículos importados.

Porto de Itajaí recebe terceiro “teste” de desembarque de veículos importados.

Retornou na manhã de terça-feira, 24, ao Porto de Itajaí, o navio de bandeira panamenha, EUROPEAN HIGHWAY, do Armador K. LINE, para mais uma atracação de veículos importados da montadora General Motors (GM – Chevrolet).

Sua finalidade, neste terceiro “teste” de desembarque, tem por objetivo fazer estudos e avaliações quanto a possibilidade da permanência destas operações em definitivo pelo Porto de Itajaí.

O navio, que tem 180 metros de comprimento e 32 metros de boca, partiu do Porto de ZARATE, na Argentina e atracou ao meio dia desta terça-feira na margem direita do Rio, no berço 02 da APM Terminals (empresa arrendatária do Porto Público de Itajaí).

Suas operações de desembarque iniciaram às 14:00 horas e de acordo com informações da Gerência de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí, tem previsão de término para às 23:00 horas. Concluindo os serviços de desembarque no Porto de Itajaí, o navio segue para o Porto de Rio de Janeiro.

Fabricados na Argentina, serão 1018 veículos da marca “CRUZE Turbo”, a serem desembarcados pelo Porto de Itajaí.

Esse tipo de movimentação em portos é conhecido pelo sistema ROLL ON ROLL OFF – quando os veículos são conduzidos para fora do navio e encaminhados para uma área primária do porto.

Ao contrário das outras duas operações (09 de junho e 09 de julho), em que os “testes” foram realizados em dias de final de semana, desta vez, o terceiro “teste” está sendo realizado, em dia dentro da semana.

Assim como nas duas primeiras operações, neste terceiro “teste”, os veículos descem por uma rampa e serão conduzidos até o cais público no berço 03. Na sequência serão conduzidos ao Armazém 03 onde permanecerão no local interno para uma vistoria por parte de profissionais da Gerência de Operação Portuária. Após a vistoria, os veículos seguem pelo Portão/Gate 2 (específico para cargas especiais) e não conflitam com a movimentação de cargas de contêineres. Em seguida serão encaminhados até o RAC – Recinto Alfandegado Contíguo e no local serão carregados para as “Cegonheiras” e por fim, transportados aos seus locais de destino.

O RAC – Recinto Alfandegado Contíguo tem 25 mil metros quadrados de área e com este desembarque de 1018 veículos da GM ocupará cerca de 80% de seu espaço físico.

Desde março reuniões periódicas vinham ocorrendo com membros da Superintendência do Porto de Itajaí, Gerência e diretores de Relações Governamentais da General Motors no Brasil – Gestão Logística (TEGMA), diretores da APMT de Itajaí, diretores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Prefeitura Municipal de Itajaí através das Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, da Fazenda e Procuradoria Geral do Município.

Em termos financeiros por geração de rendas e valores arrecadados, somente com o avanço e permanência dessa atividade entrando pelo Porto de Itajaí, é que se terá um somatório através de incentivos fiscais para a economia de Itajaí e do Estado de Santa Catarina quanto as importações dos veículos.

Nas duas operações (testes), 1500 carros da marca CRUISE/GM desembarcaram e ambas as movimentações ocorreram com sucesso. Cerca de 104 carros foram descarregados por hora obtendo 100% de eficiência na operação e sem nenhuma avaria registrada.

Para o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles, desde o primeiro “teste”, houve muito empenho e dedicação por parte dos envolvidos em realizar estas operações. Destaque para os padrões de excelência exigidos pela montadora General Motors e que foram essenciais para o Porto de Itajaí aplicar, como a eficiência da mão de obra por parte dos trabalhadores portuários, a participação do efetivo da CODETRAN em auxiliar no sistema de trânsito, a própria condição logística operacional, entre outras condições oferecidas.

“Para todos nós que somos da comunidade portuária, posso afirmar que gostamos de desafios e todos os envolvidos neste modelo operacional estão de parabéns. A Superintendência do Porto de Itajaí, a APM Terminals, que é a empresa arrendatária do porto público, através dos trabalhadores portuários, as municipalidades, em nome do Poder Executivo de Itajaí, não mediram esforços e vontade para a realização destas operações. Com os testes da General Motors, reflexos gerarão emprego e receitas para o município de Itajaí. Vamos nos empenhar ao máximo em todos os testes que a GM pretende realizar. Vamos brigar no bom sentido da palavra, para que este modelo de cargas fique aqui no Complexo Portuário de Itajaí e gerem este desenvolvimento esperado”, destacou Salles.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.