Portonave: 12 anos de atividades como primeiro terminal portuário privado do país
O próximo dia 21 de outubro vai marcar o 12º ano de funcionamento da Portonave Terminais Portuários. Sediado em Navegantes (SC), iniciou atividades como o primeiro terminal portuário privado do Brasil. A empresa atua no escoamento da produção das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e de outros países da América do Sul e no recebimento de cargas de todo o mundo.
Reconhecida internacionalmente pela qualidade na prestação de serviços e pela alta produtividade, a Companhia emprega diretamente mais de 1,1 mil colaboradores e tem como premissa o compromisso com a excelência e promoção do desenvolvimento sustentável.
Como um importante diferencial competitivo, a Portonave possui uma câmara frigorífica – a Iceport – totalmente automatizada, com seis transelevadores, e capacidade estática de 16 mil posições pallets. Além de uma antecâmara com 13 docas para o recebimento das cargas. Ao todo são 50 mil m² de área para armazenagem.
Infra-estrutura
Atualmente, a Portonave possui área total de 400 mil m², sendo cerca de 360 mil m² de área alfandegada, dividida em três berços de atracação, em um cais linear de 900m, com capacidade estática de armazenagem de 30 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés).
A posição de destaque é assegurada pela infraestrutura do Terminal: seis Portêineres, 18 Transtêineres, 40 Terminal Tractors, cinco empilhadeiras Reach Stacker e quatro empilhadeiras para vazios, um scanner e 2,1 mil tomadas reefers estão entre os diferenciais oferecidos pela Portonave.
Números
Área Total: 400 mil m²
Cais linear: 900 m
Berços para atracação: 3
Capacidade estática: 30 mil TEUs
Tomadas Reefer: 2.130
Câmara frigorífica automatizada – Iceport: 16 mil posições/pallets
Bacia de Evolução: 400m
Equipamentos
6 Portêineres Post Panamax (PT)
18 Transtêineres – Rubber Tyred Gantry (RTG)
5 Reach Stackers (RS)
4 Empty Loaders (EV)
40 Terminal Tractors (TT)
54 Semirreboques
1 Scanner HCVM-T